“MILAGRE DO DIVINO PAI ETERNO”

AS PINTURAS VOTIVAS DE CARREIROS NA SALA DAS PROMESSAS DO SANTUÁRIO DE TRINDADE – GOIÁS

Auteurs

Mots-clés :

Ex-voto, Sala dos Milagres, Divino Pai Eterno, Trindade

Résumé

A romaria do Divino Pai Eterno é uma das mais significativas e emblemáticas manifestações de fé do Brasil. Iniciada em meados do século XIX, essa festa de caráter popular passou por inúmeras transformações em seu enredo, com a inserção de novas práticas e com o combate ao catolicismo tido como popular, especialmente a partir da chegada dos padres redentoristas. Um dos elementos desse catolicismo das camadas populares é o depósito dos ex-votos como forma de testemunhar e agradecer os milagres. Esses objetos são instrumentos da comunicação entre os homens e o sagrado e podem ser fontes valiosas para a compreensão do cotidiano da população pobre. Neste artigo, o objeto de estudo são as pinturas que representam os milagres no cotidiano dos carreiros. Com isso, busca-se compreender o processo de musealização dos ex-votos da Sala dos Milagres da Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade, Goiás.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

CARVALHO, Márcia Alves Faleiro de. A Romaria do Divino Pai Eterno em Trindade de Goiás: permanências de tradição na modernidade. 1970-2000. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) – Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2007.

CASCUDO, Luís da Câmara. Em Sergipe del Rey. Aracaju: Movimento Cultural de Sergipe, 1954.

CORCÍNIO JÚNIOR, Givaldo Ferreira. Festa Religiosa, sujeito e imagem: a construção de um imaginário. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – UFG, Goiânia, 2014.

CURADO, Bento Alves Araújo Jayme Fleury. Nos Passos do transporte beiçudo: cortando o estradão do tempo e da memória goiana. Dissertação (mestrado em Geografia) – UFG – Goiânia, 2003.

DUARTE, Valquíria Guimarães. O carreiro, a estrada e o santo: Um estudo etnográfico sobre a Romaria do Divino Pai Eterno. Dissertação (Mestrado) – Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia. UCG, Goiânia, 2004.

JÁCOB, Amir Salomão. A Santíssima Trindade do Barro Preto: história da romaria de Trindade. 2ª ed. Goiânia: UCG, 2003.

MARTINS, João Otávio. Os peregrinos do Divino Pai Eterno: os carreiros e a reprodução social da traição. Dissertação (Mestrado) – UCG, Goiânia, 2001

NEVES, Guilherme Pereira das. O reverso do milagre: ex-votos pintados e religiosidade em Angra dos Reis (RJ). Tempo. n. 14, Rio de Janeiro, 2002.

SANTA SÉ. Código de Direito Canônico. Vaticano: Libreria Editrice Vaticana, 1983.

SANTOS, Magno Francisco de Jesus. “O prefácio dos tempos”: caminhos da romaria do Senhor dos Passos em Sergipe (séculos XIX e XX). Tese (Doutorado) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2015.

TORRES-LONDOÑO, Fernando. Imaginária de devoções populares: notas de uma pesquisa. Projeto História. n. 21. São Paulo, 2000.

Téléchargements

Publiée

2017-06-30

Comment citer

Santos, M. F. de J. . (2017). “MILAGRE DO DIVINO PAI ETERNO”: AS PINTURAS VOTIVAS DE CARREIROS NA SALA DAS PROMESSAS DO SANTUÁRIO DE TRINDADE – GOIÁS. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 14(1). Consulté à l’adresse https://revistafenix.emnuvens.com.br/revistafenix/article/view/561