“MILAGRE DO DIVINO PAI ETERNO”

AS PINTURAS VOTIVAS DE CARREIROS NA SALA DAS PROMESSAS DO SANTUÁRIO DE TRINDADE – GOIÁS

Autores/as

Palabras clave:

Ex-voto, Sala dos Milagres, Divino Pai Eterno, Trindade

Resumen

A romaria do Divino Pai Eterno é uma das mais significativas e emblemáticas manifestações de fé do Brasil. Iniciada em meados do século XIX, essa festa de caráter popular passou por inúmeras transformações em seu enredo, com a inserção de novas práticas e com o combate ao catolicismo tido como popular, especialmente a partir da chegada dos padres redentoristas. Um dos elementos desse catolicismo das camadas populares é o depósito dos ex-votos como forma de testemunhar e agradecer os milagres. Esses objetos são instrumentos da comunicação entre os homens e o sagrado e podem ser fontes valiosas para a compreensão do cotidiano da população pobre. Neste artigo, o objeto de estudo são as pinturas que representam os milagres no cotidiano dos carreiros. Com isso, busca-se compreender o processo de musealização dos ex-votos da Sala dos Milagres da Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade, Goiás.

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Citas

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Publicado

2017-06-30

Cómo citar

Santos, M. F. de J. . (2017). “MILAGRE DO DIVINO PAI ETERNO”: AS PINTURAS VOTIVAS DE CARREIROS NA SALA DAS PROMESSAS DO SANTUÁRIO DE TRINDADE – GOIÁS. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 14(1). Recuperado a partir de https://revistafenix.emnuvens.com.br/revistafenix/article/view/561