Direitos humanos na educação

uma abordagem inclusiva no ensino religioso da EJA

Auteurs

  • José Roberto SOUZA Seminário Presbiteriano do Norte - SPN https://orcid.org/0000-0002-1827-4718
  • Jacquelane SANTOS Bezerra Secretaria de Educação de Pernambuco - SEDUC

DOI :

https://doi.org/10.35355/revistafenix.v21i1.1403

Mots-clés :

Direitos humanos, ensino religioso, EJA, diálogo inter-religioso.

Résumé

A religião é um sistema de crenças e práticas relacionadas ao sagrado, que transcende a condição humana. A relação entre religião e direitos humanos é um tema debatido há muito tempo. A educação é fundamental para conciliar as convicções religiosas com os princípios universais de dignidade humana. O Ensino Religioso no Brasil passou por diferentes fases, desde o domínio católico até a abertura para todas as tradições religiosas. O Ensino Religioso ministrado na modalidade da Educação de Jovens e Adultos permitiu estabelecer o diálogo inter-religioso para além dos muros da escola, sendo os sujeitos que compõem a EJA pessoas, que em sua maioria, possuem posturas de influência em seus lares.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

José Roberto SOUZA, Seminário Presbiteriano do Norte - SPN

Pós-doutorando em Educação, Arte e História Cultural (MACKENZIE), com a supervisão da Profa. Dra. Rosana Maria Pires Barbato Schwartz; Doutor e Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Mestre em Teologia Histórica pelo Seminário Presbiteriano do Norte (SPN); Especialista em Ensino de História das Artes e das Religiões pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); Pós-graduado em Gestão e Tutoria em EaD pela Faculdade de Teologia Integrada (FATIN); Licenciado em História pela Faculdade Santa Fé (FSF); Bacharel em Teologia pelo SPN/UNICAP. Atualmente é coordenador acadêmico e, do Departamento de História e professor de História da Igreja no SPN; Professor visitante da Universidad Desarrollo Sustentable - UDS (Paraguai-Assunção). É integrante dos Grupos de Pesquisas: Religiões, Identidades e Diálogos (UNICAP); História das Práticas Educacionais (UNIT) e do Laboratório de Estudos da História das Religiões - LEHR (UPE). Atualmente desenvolve investigações sobre a História do Protestantismo no Brasil, Fundamentalismo protestantes, História do Pentecostalismo e do Neopentecostalismo.

Jacquelane SANTOS Bezerra , Secretaria de Educação de Pernambuco - SEDUC

Doutora em Ciências da Religião pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).  Mestre em Ciências Da Religião pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP); Especialista em Ensino de História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); Bacharela em Ciências Sociais pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atualmente sou Professora formadora e técnica da Secretaria de Educação de Pernambuco. Professora efetiva do ensino médio do Governo do Estado da Paraíba. Integrante do Grupo de Pesquisa: Tradições e Experiências Religiosas, Cultura e Sociedade. Tem experiência na área de Sociologia Organizacional. Com estudos voltados, principalmente, nos temas: educação; laicidade; sexualidade; gênero; religião; intolerância; inclusão; diversidade; família e cultura

Références

ARMSTRONG, Karen. Campos de sangue, religião e a história da violência. São Paulo, Companhia das letras, 2014.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: nº 9394/96. Brasília: 1996.

BRASIL. Lei no. 13.146, de 6 de julho de 2015. Estatuto da Pessoa com Deficiência. Brasília:

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Consulta Pública. Brasília,MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em:

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ . Acesso em: 11 julho 2023.

BRASIL.Constituição da República Federativa do Brasil:

texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações determinadas pelas Emendas Constitucionais de Revisão números 1 a 6/94, pelas Emendas Constitucionais números 1/92 a 91/2016 e pelo Decreto Legislativo nº. 186/2008. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2016, 496 p. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf . Acesso em: 20 de agosto de 2023.

DURKHEIM, Emile. As formas elementares da vida religiosa. O sistema totêmico na Austrália. 3. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2014.

FERNANDES, Bernardo Gonçalves. Curso de Direito Constitucional. 3ª ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2010.

FREIRE, Paulo. Educação e atualidade brasileira. Recife: Universidade do Recife, 1959.

MARTINS, Humberto. Liberdade religiosa e Estado Democrático de Direito. In: MAZZUOLI, Valério de Oliveira; SORIANO, Aldir Guedes (Coord.). Direito à liberdade religiosa: desafios e perspectivas para o século XXI. Belo Horizonte: Fórum, 2009. p. 97-111.

MAUSS, Marcel. Manual de etnografia. Buenos Aires: FCE, 2006.

MIRANDA, J. Manual de Direito Constitucional. Coimbra: Coimbra Editora, 2003.

MOURA, Carmen Brunelli de. Laços Intergeracionais na EJA. In: GARCIA, Renata Monteiro; SILVA, Marluce Pereira (organização). EJA, diversidade e inclusão: reflexões impertinentes. - João Pessoa: Editora da UFPB, 2018.

PILAU, Newton César. Teoria Constitucional moderno-contemporânea e a positivação dos direitos humanos nas constituições brasileiras. Passo Fundo: UPF Editora, 2003.

ROUANET, Sérgio Paulo. Os três fundamentalismos. Folha de São Paulo – Caderno Mais, 21 de outubro de 2001.

SANCHEZ, W. Lopes. Pluralismo Religioso: As religiões no mundo atual. – coleção temas do ensino religioso. 2º.ed. São Paulo: Paulinas, 2010.

TERAOKA, Thiago Massao Cortizo. A Liberdade Religiosa no Direito Constitucional Brasileiro. Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. São Paulo. 2010.

TILLICH, Paul. Le christianisme et les religions. Paris: Aubier, 1968.

UNESCO. Conferência Internacional de Educação de Adultos (V: 1977, Hamburgo, Alemanha). Declaração de Hamburgo, Agenda para o Futuro. Brasília: SESI/UNESCO, 1999.

Téléchargements

Publiée

2024-06-27

Comment citer

SOUZA, J. R., & SANTOS Bezerra , J. (2024). Direitos humanos na educação: uma abordagem inclusiva no ensino religioso da EJA. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 21(1), 219–241. https://doi.org/10.35355/revistafenix.v21i1.1403