Human rights in education

an inclusive approach in the religious teaching of YAE

Authors

  • José Roberto SOUZA Seminário Presbiteriano do Norte - SPN https://orcid.org/0000-0002-1827-4718
  • Jacquelane SANTOS Bezerra Secretaria de Educação de Pernambuco - SEDUC

DOI:

https://doi.org/10.35355/revistafenix.v21i1.1403

Keywords:

Human rights, religious education, EJA, interreligious dialogue

Abstract

Education is fundamental to reconciling religious convictions with the universal principles of human dignity. Religious Education in Brazil went through different phases, from Catholic dominance to openness to all religious traditions. Religious Education taught in the form of Youth and Adult Education (EJA) allowed the establishment of inter-religious dialogue beyond the school walls, with the subjects that make up the EJA being people, the majority of whom hold positions of influence in their homes.

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Author Biographies

José Roberto SOUZA, Seminário Presbiteriano do Norte - SPN

Pós-doutorando em Educação, Arte e História Cultural (MACKENZIE), com a supervisão da Profa. Dra. Rosana Maria Pires Barbato Schwartz; Doutor e Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Mestre em Teologia Histórica pelo Seminário Presbiteriano do Norte (SPN); Especialista em Ensino de História das Artes e das Religiões pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); Pós-graduado em Gestão e Tutoria em EaD pela Faculdade de Teologia Integrada (FATIN); Licenciado em História pela Faculdade Santa Fé (FSF); Bacharel em Teologia pelo SPN/UNICAP. Atualmente é coordenador acadêmico e, do Departamento de História e professor de História da Igreja no SPN; Professor visitante da Universidad Desarrollo Sustentable - UDS (Paraguai-Assunção). É integrante dos Grupos de Pesquisas: Religiões, Identidades e Diálogos (UNICAP); História das Práticas Educacionais (UNIT) e do Laboratório de Estudos da História das Religiões - LEHR (UPE). Atualmente desenvolve investigações sobre a História do Protestantismo no Brasil, Fundamentalismo protestantes, História do Pentecostalismo e do Neopentecostalismo.

Jacquelane SANTOS Bezerra , Secretaria de Educação de Pernambuco - SEDUC

Doutora em Ciências da Religião pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).  Mestre em Ciências Da Religião pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP); Especialista em Ensino de História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); Bacharela em Ciências Sociais pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atualmente sou Professora formadora e técnica da Secretaria de Educação de Pernambuco. Professora efetiva do ensino médio do Governo do Estado da Paraíba. Integrante do Grupo de Pesquisa: Tradições e Experiências Religiosas, Cultura e Sociedade. Tem experiência na área de Sociologia Organizacional. Com estudos voltados, principalmente, nos temas: educação; laicidade; sexualidade; gênero; religião; intolerância; inclusão; diversidade; família e cultura

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Published

2024-06-27

How to Cite

SOUZA, J. R., & SANTOS Bezerra , J. (2024). Human rights in education: an inclusive approach in the religious teaching of YAE. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 21(1), 219–241. https://doi.org/10.35355/revistafenix.v21i1.1403