Educação em direitos humanos no ensino superior
a WebQuest inserida na formação inicial docente
DOI :
https://doi.org/10.35355/revistafenix.v21i1.1389Mots-clés :
Direitos Humanos, Educação, Formação Docente, WebQuestRésumé
O presente artigo aborda a educação em direitos humanos na formação inicial de docentes e tem como objetivo analisar como as tecnologias digitais, de modo específico a WebQuest, podem ser usadas na formação inicial de estudantes de Pedagogia no que se refere às discussões de direitos humanos. Como resultados constatamos que as WQ analisadas partem de uma abordagem problematizadora que estimula o/a estudante da disciplina de Educação em Direitos Humanos a participar de forma ativa do processo de aprendizagem.
Téléchargements
Références
ARGENTINO, Patricia Cibinel. Inovação: as Tecnologias Digitais em espaços educativos. 2017. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), São Paulo, 2017.
ARIÈS, P. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.
BARROS, Gílian Cristina. WebQuest: metodologia que ultrapassa os limites do ciberespaço. Escola Software Livre, nov. 2005.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Presidência da República. Brasília: Diário Oficial da União, 1988.
BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente: Lei federal nº 8069, de 13 de julho de 1990. Rio de Janeiro: Imprensa Oficial, 2002.
BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Rio de Janeiro: Campus, 1992.
FERREIRA, Luiz Antônio Miguel. O Estatuto da Criança e do Adolescente e o professor: reflexos na sua formação e atuação. São Paulo: Cortez, 2004.
BRITO, Cleudemir Malheiros Filho. Violência de gênero: feminicídio. Cadernos de Direito, Piracicaba, v. 17, n. 32, p. 179-195, jan.-jun. 2017. Disponível em: http://www.mpsp.mp.br/portal/page/portal/documentacao_e_divulgacao/doc_bibliotec DOI: https://doi.org/10.15600/2238-1228/cd.v17n32p179-195
a/bibli_servicos_produtos/bibli_informativo/bibli_inf_2006/Cad-Dir_n.32.09.pdf. Acesso em: 27 maio 2021.
CANDAU, Vera Maria Ferrão. Direito à educação, diversidade e educação em direitos humanos. Educação & Sociedade, Campinas, v. 33, n. 120, p. 715-726, jul./set. 2012. Disponível em https://www.scielo.br/pdf/es/v33n120/04.pdf. Acesso em: 27 abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302012000300004
CARNEIRO, Sueli. “Enegrecer o Feminismo: A situação da mulher negra na América Latina a partir de uma perspectiva de gênero” in Racismos Contemporâneos, org: Ashsoka /Takano Ed, Cidadania, Rio de Janeiro, 2003.
CARVALHO, Erika Fernanda Marins de. Violência de Gênero e Políticas Públicas: Os Centros de Referência de Atendimento à Mulher no enfrentamento à violência. Rio de Janeiro, 2015. Dissertação (Mestrado em Serviço Social)- Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
CISNE, Mirla. Direitos humanos e violência contra as mulheres: uma luta contra a sociedade patriarcal-racista-capitalista. Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. v. 18, n.1, p.138 - 154, jul/dez. 2015 DOI: https://doi.org/10.5433/1679-4842.2015v18n1p138
COMPARATO, Fábio Konder. A afirmação histórica dos direitos humanos. 3. ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2003. 342 p. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.15600/2238-1228/cd.v3n5p208-227
https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4977109/mod_resource/content/1/A_afirmacao_historica_dos_direitos_human%20%281%29.pdf. Acesso em: 12 dez. 2022.
COSTA, Aline Grazielle Neves. Educação em Direitos Humanos: ouvindo a comunidade escolar e observando as suas práticas. 2013. 159f. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013.
FRANÇA, Fabiane Freire; COSTA, Maria Luisa F.; SANTOS, Renata O. As novas tecnologias de informação e comunicação no contexto educacional das políticas públicas.
ETD - Educação Temática Digital, 21(3), 2019, p. 645-661. https://doi.org/10.20396/etd.v21i3.8654687 DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v21i3.8654687
FRANÇA, Fabiane Freire; SASSO, Andrea Geraldi; CORDEIRO, Aline Fernanda. Educação em Direitos Humanos: um relato de experiência do estágio de docência com o uso de WebQuest. Communitas, [S. l.], v. 5, n. 9, p. 312–333, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/4645. Acesso em: 5 jul. 2021.
MACIEL, Talita Santana. Gênero e direitos humanos na educação infantil: relato de experiência. Organizações e Democracia, v. 17, n. 2, p. 135-144, Jul./Dez., 2016. DOI: https://doi.org/10.36311/1519-0110.2016.v17n2.09.p135
MARCH, Tom. Why Webquests? an introduction. 1998.
MOITINHO, Sara Silva. Educação, Direitos Humanos, Igualdade e Diferença: o que dizem os professores? 213 f. Tese (Doutorado em Educação), Faculdade de Educação, Universidade deSão Paulo, São Paulo, 2016. Disponível em https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-22122016-102143/pt-br.php. Acesso em 20 jul. de 2023.
ORIANI, Valeria Pall. Direitos humanos e gênero na Educação Infantil: concepções e práticas pedagógicas. 2010, 157f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP – Universidade Estadual Paulista, Marília, 2010.
OLIVEIRA, Rosa Maria Rodrigues de. Gênero, diversidade sexual e direitos humanos. In: RIFIOTIS, Theophilos; RODRIGUES, Tiago Hyra. Educação em direitos humanos: discursos críticos e temas contemporâneos. Florianópolis: UFSC, 2. ed. rev., p.199-220, 2011.
PEREIRA, Guilherme do Nascimento. Percepções de estudantes de Pedagogia sobre Educação em Direitos Humanos. 2019. 127f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro,
PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante. Formação de professores e novas tecnologias: possibilidades e desafios da utilização de Webquest e Webfólio na formação continuada, 2007. Rio de Janeiro: UCB. (especialização em Docência do Ensino Superior)–Universidade
Castelo Branco e Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx). Disponível em:http://www.ensino.eb.br/portaledu/conteudo/artigo7780.pdf> Acesso em: 12 de jul. 2021.
ROCHA, Luciano Roberto. A concepção de pesquisa no cotidiano escolar: possibilidades de utilização da metodologia webquest na educação pela pesquisa. 2007. 200p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2007
ROCHA, Rita Cassia Luiz. História da infância: reflexões acerca de algumas concepções correntes. Revista Analecta, Guarapuava, v. 3, n. 2, p. 51- 63, jul/dez. 2002.
ROSSI, Jean Pablo Guimarães; FRANÇA, Fabiane Freire. “Gênero e diversidade na escola”: uma proposta de WebQuest como subsídio para discussões de gênero no espaço escolar. Educa Online, v. 14, n. 3, p. 50-80, set/dez. 2020.
SCOTT, Joan. Igualdad versus diferencia: los usos de La teoria postestructuralista. Feminist Studies, Florianópolis: v.14, n.1, p.87-107, 1988.
SILVA, AidaMaria Monteiro. Direitos Humanos na educação básica: qual o significado? In:SILVA, Aida Maria Monteiro; TAVARES, Celma (orgs). Políticas e fundamentos da Educação em Direitos Humanos. São Paulo: Cortez, 2010. p. 41-63
TELES, Maria Amélia de Almeida. O que são os direitos humanos das mulheres. São Paulo: Brasiliense, 2007.
VELOSO, Thais Parizzi. A Lei do Feminicídio: a trajetória feminista, o reconhecimento dos direitos humanos das mulheres e a função social da norma penal. Universidade Metodista de Piracicaba mai. 2019.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Fênix - Revista de História e Estudos Culturais 2024
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0). Em virtude de os artigos serem publicados nesta revista de acesso público, eles são de uso gratuito, com atribuições próprias, não-comerciais.