Educação inclusiva
contribuições do desenho universal da aprendizagem no projeto de apoio pedagógico
DOI:
https://doi.org/10.35355/revistafenix.v21i1.1397Schlagworte:
Projeto de Apoio Pedagógico, Desenho Universal para Aprendizagem, Desenvolvimento profissional docente, InclusãoAbstract
O Projeto de Apoio Pedagógico (PAP) da Prefeitura de São Paulo, desde 2019, vem oferecendo apoio pedagógico aos estudantes. Após a experiência do ensino remoto, o referido projeto tornou-se extremamente necessário. Durante a implantação do PAP, nos processos formativos, fomos apresentadas ao Desenho Universal para Aprendizagem (DUA), considerada uma abordagem metodológica para a acessibilidade a todos. A presente pesquisa investiga como os princípios do DUA estão contidos no PAP e como são traduzidos na aplicação de uma sequência didática. Para sua realização, optamos por uma abordagem qualitativa de cunho intervencionista. A pesquisa de campo foi realizada em determinada escola pública da Prefeitura de São Paulo. Com a realização do estudo, constatamos que as contribuições do DUA para o PAP consistem desde o ato do planejamento até o desenvolvimento da aula, seguido da avaliação de uma forma acessível. O DUA amplia o olhar para toda a prática pedagógica, evidenciando o cuidado com o processo de aprendizagem, numa visão inclusiva.
Downloads
Literaturhinweise
BETTIO, C. D. B.; MIRANDA, A. C. A.; SCHMIDT, A. Desenho universal para a aprendizagem e ensino inclusivo na educação infantil. 1. ed. – Ribeirão Preto: FFCLRP-USP, 2021. DOI: https://doi.org/10.11606/9786588082034
BÖCK, G. L. K.; NUERNBERG, A. H. As concepções de deficiência e as implicações nas práticas. Florianópolis: COEB, 2018. p. 10.
CAST. Universal Design for Learning guidelines. Version 2. 0. Wakefield, MA: Author, 2011.
CAST. Universal Design for Learning guidelines. Version 2. 1 [graphic organizer]. Wakefield, MA: Author, 2014.
HEREDERO, E. S. Diretrizes para o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). Revista Brasileira de Educação Especial, p. 36, 2020.
JOAQUIM DOLZ, M. N. B. S. Sequência didática para o oral e escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das letras, 2004. 239 p.
MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.
SANTOS, A. I. Presentes do passado: memórias para sorrir. São Paulo: Clube dos autores, 2022.
SÃO PAULO (SP). Orientações didáticas do currículo da cidade: Língua Portuguesa – volume 2. – 2.ed. – São Paulo: SME / COPED, 2019.
SÃO PAULO (SP). Casa civil do gabinete do prefeito. SG Nº 24 de 18 de Março de 2020. Disponível em: http://legislacao.prefeitura.sp.gov.br/leis/portaria-secretaria-municipal-de-gestao-sg-24-de-18-de-marco-de-2020. Acesso em: 11/07/21.
SÃO PAULO (SP). Casa civil do gabinete do prefeito. SG nº 25 de 11 de dezembro de 2018. Disponível em: http://legislacao.prefeitura.sp.gov.br/leis/instrucao-normativa-secretaria-municipal-de-educacao-sme-25-de-11-de-dezembro-de-2018/detalhe. Acesso em: 11/07/21.
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Orientações didáticas do currículo da cidade: projeto de Apoio Pedagógico - recuperação das aprendizagens. São Paulo: SME/COPED, 2019a.
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da Cidade: ensino fundamental - componente curricular língua portuguesa. 2 ed. São Paulo: SME/ COPED, 2019b.
TODOS PELA EDUCAÇÃO. Nota técnica: sistema nacional de educação. Todos pela educação. p. 33, 2020.
TORRES, V. F. S. Contribuições do Design Universal para Aprendizagem a prática educativa inclusiva: um estudo no âmbito da alfabetização e Multiletramentos. São Caetano do Sul: USCS, 2020. 141 p.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2024 Fênix - Revista de História e Estudos Culturais
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell - Keine Bearbeitungen 4.0 International.
Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0). Em virtude de os artigos serem publicados nesta revista de acesso público, eles são de uso gratuito, com atribuições próprias, não-comerciais.