Direitos humanos na educação

uma abordagem inclusiva no ensino religioso da EJA

Autores

  • José Roberto de Souza Seminário Presbiteriano do Norte - SPN https://orcid.org/0000-0002-1827-4718
  • Jacquelane Bezerra dos Santos Secretaria de Educação de Pernambuco - SEDUC

DOI:

https://doi.org/10.35355/revistafenix.v21i1.1403

Palavras-chave:

Direitos humanos, ensino religioso, EJA, diálogo inter-religioso.

Resumo

A religião é um sistema de crenças e práticas relacionadas ao sagrado, que transcende a condição humana. A relação entre religião e direitos humanos é um tema debatido há muito tempo. A educação é fundamental para conciliar as convicções religiosas com os princípios universais de dignidade humana. O Ensino Religioso no Brasil passou por diferentes fases, desde o domínio católico até a abertura para todas as tradições religiosas. O Ensino Religioso ministrado na modalidade da Educação de Jovens e Adultos permitiu estabelecer o diálogo inter-religioso para além dos muros da escola, sendo os sujeitos que compõem a EJA pessoas, que em sua maioria, possuem posturas de influência em seus lares.

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Biografia do Autor

José Roberto de Souza , Seminário Presbiteriano do Norte - SPN

Pós-doutorando em Educação, Arte e História Cultural (MACKENZIE), com a supervisão da Profa. Dra. Rosana Maria Pires Barbato Schwartz; Doutor e Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Mestre em Teologia Histórica pelo Seminário Presbiteriano do Norte (SPN); Especialista em Ensino de História das Artes e das Religiões pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); Pós-graduado em Gestão e Tutoria em EaD pela Faculdade de Teologia Integrada (FATIN); Licenciado em História pela Faculdade Santa Fé (FSF); Bacharel em Teologia pelo SPN/UNICAP. Atualmente é coordenador acadêmico e, do Departamento de História e professor de História da Igreja no SPN; Professor visitante da Universidad Desarrollo Sustentable - UDS (Paraguai-Assunção). É integrante dos Grupos de Pesquisas: Religiões, Identidades e Diálogos (UNICAP); História das Práticas Educacionais (UNIT) e do Laboratório de Estudos da História das Religiões - LEHR (UPE). Atualmente desenvolve investigações sobre a História do Protestantismo no Brasil, Fundamentalismo protestantes, História do Pentecostalismo e do Neopentecostalismo.

Jacquelane Bezerra dos Santos, Secretaria de Educação de Pernambuco - SEDUC

Doutora em Ciências da Religião pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).  Mestre em Ciências Da Religião pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP); Especialista em Ensino de História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); Bacharela em Ciências Sociais pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atualmente sou Professora formadora e técnica da Secretaria de Educação de Pernambuco. Professora efetiva do ensino médio do Governo do Estado da Paraíba. Integrante do Grupo de Pesquisa: Tradições e Experiências Religiosas, Cultura e Sociedade. Tem experiência na área de Sociologia Organizacional. Com estudos voltados, principalmente, nos temas: educação; laicidade; sexualidade; gênero; religião; intolerância; inclusão; diversidade; família e cultura

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Publicado

2024-06-27

Como Citar

SOUZA, J. R., & SANTOS Bezerra , J. (2024). Direitos humanos na educação: uma abordagem inclusiva no ensino religioso da EJA. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 21(1), 219–241. https://doi.org/10.35355/revistafenix.v21i1.1403