A representação dos trabalhos manuais e o bordado como meio de comunicação

uma análise da obra literária “Olga” de Fernando Morais

Autores

  • Silvane Inês Heck Universidade Feevale
  • Claudia Schemes Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.35355/revistafenix.v17i17.961

Palavras-chave:

Trabalhos Manuais, Olga Benario Prestes, Representação, Identidade, Bordado

Resumo

O presente artigo, de cunho teórico-empírico, busca analisar as representações atribuídas aos trabalhos manuais na obra literária “Olga”, de Fernando Morais. Para tanto, se propõe a investigar e interpretar as passagens da narrativa que exaltam práticas como o bordado, o crochê e o tricô, a fim de verificar suas inferências na vida da protagonista e dos demais personagens quanto a estes ofícios. Objetiva-se compreender as aproximações entre os trabalhos manuais e os conceitos de memória, identidade e imaginário. Como resultado, procura-se romper com a percepção de monotonia geralmente associada a estas práticas, consolidando-as como recursos com potencial para expressar materialmente a identidade da mulher que os confecciona, retratando e representando suas memórias do passado, suas vivências do presente e seus sonhos e esperanças para o futuro.

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Publicado

2020-12-23

Como Citar

Heck, S. I. ., & Schemes, C. . (2020). A representação dos trabalhos manuais e o bordado como meio de comunicação: uma análise da obra literária “Olga” de Fernando Morais. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 17(2), 453–468. https://doi.org/10.35355/revistafenix.v17i17.961