Tarôs e jogos de divinação

uma história ainda a ser desvendada nas cartas de baralhos

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.35355/revistafenix.v23i1.1585

Mots-clés :

Tarô, História da magia, História Cultural, Impressos

Résumé

Muito já se escreveu sobre o tarô, suas origens e interpretações, mas há pouca historiografia sobre o tema publicada no Brasil. Pesquisadores que exploram as práticas de cartomancia, do trabalho de cartomantes ou de especialistas religiosos que utilizam tarôs e baralhos como métodos oraculares possuem pouca bibliografia sobre a qual se basear, ficando muitas vezes reféns de obras com viés esotérico, sem rigor historiográfico. Essa lacuna é suprida, ainda que parcialmente, pelo bom trabalho da historiadora francesa Isabelle Nadolny na obra História do Tarô: um estudo completo sobre suas origens, iconografia e simbolismo (Editora Pensamento, 2022).         

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Inês BARRETO, Pontifícia Universidade Católica - PUC/SP

Doutoranda do Programa de Estudos Pós-Graduados em História Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Graduada em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e especialista e mestra em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Integra o grupo de pesquisa Pensamento Brasileiro (PUC-SP) e é bolsista CPNq.Pesquisa práticas e representações mágico-religiosas brasileiras no século XX e atualmente desenvolve pesquisas sobre livros e manuais de magia, trabalhando nas linhas de pesquisa de História Cultural, História dos Livros e da Leitura e História das Religiões. Também possui trabalhos de divulgação científica e histórica nas redes sociais.

Références

MAIA, Kathleen de Oliveira. A Sacerdotisa, O Mundo e A Roda Da Fortuna: Uma análise sobre mulheres e cartomancia no Rio de Janeiro (1860-1890). 2023. 125 f. Dissertação de Mestrado – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2023.

NADOLNY, Isabelle. História do Tarô: um estudo completo sobre suas origens, iconografia e simbolismo. 1. ed. São Paulo: Pensamento, 2022.

NADOLNY, Isabelle. Moin Histoire. [s. d.]. Isabelle Nadolny. Disponível em: https://www.isabelle-nadolny.com/mon-histoire. Acesso em: 5 ago. 2024.

Téléchargements

Publiée

2026-07-26

Comment citer

BARRETO, I. (2026). Tarôs e jogos de divinação: uma história ainda a ser desvendada nas cartas de baralhos. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 23(1), 782–788. https://doi.org/10.35355/revistafenix.v23i1.1585