VIOLENCIA CONTRA LAS MUJERES Y POLÍTICAS PÚBLICAS EN EDUCACIÓN
PERSPECTIVAS NECESARIAS PARA EL COMBATE Y LA PREVENCIÓN EN LA AMAZONÍA BASADA EN LA EDUCACIÓN EN DERECHOS HUMANOS
DOI:
https://doi.org/10.35355/revistafenix.v21i1.1383Palabras clave:
Violencia, Mujer, Educación, Derechos humanosResumen
Este texto pretende, a través de una investigación documental y bibliográfica, resaltar el aporte de la educación escolar en la Amazonía en términos de combate a la violencia contra las mujeres. Así, debatir -en la escuela- aspectos relacionados con la igualdad entre las personas y el reconocimiento de las diferencias, es uno de los medios, junto con la Educación en Derechos Humanos y las políticas públicas de lucha contra la violencia contra las mujeres, de romper con los estereotipos sexistas que aún se propagan en nuestro sociedad y convertir a muchas mujeres en víctimas.Descargas
Citas
AGÊNCIA BRASIL. Dia nacional de luta contra a Violência a Mulher alerta para agressões. 10.10.2022. Disponível em:< https://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2022-10/dia-nacional-de-luta-contra-violencia-mulher-alerta-para-agressoes > Acesso em: 11 jun. 2023.
AMARIJO, Cristiane Lopes et al. Violência doméstica contra a mulher na perspectiva dos quatro pilares da educação. Journal of Nursing and Health, Pelotas/RS, n. 10, v. 01, p. 01-11, 2020. DOI: https://doi.org/10.15210/jonah.v10i1.16573
AMAZONAS. Lei nº 4183 de 26 de junho 2015. Aprova o Plano Estadual de Educação do Estado do Amazonas e dá outras providências. Manaus: Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, 2015. Disponível em: <https://sapl.al.am.leg.br/media/sapl/public/normajuridica/2015/8637/8637_texto_integral.pdf > Acesso em: 27 abr. 2022.
AMAZONAS. Lei nº 5.202 de 08 de junho de 2020. Estabelece a promoção de ações que visem à valorização de mulheres e meninas e a prevenção e combate à violência contra as mulheres. Manaus: Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, 2020. Disponível em: < https://sapl.al.am.leg.br/norma/10963#:~:text=ESTABELECE%20A%20PROMO%C3%87%C3%83O%20DE%20A%C3%87%C3%95ES,%C3%80%20VIOL%C3%8ANCIA%20CONTRA%20AS%20MULHERES.> Acesso em: 28 abr. 2023.
AMAZONAS. Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas. Dados Estatísticos da Segurança. 2023. Disponível em: <https://www.ssp.am.gov.br/ssp-dados/ > Acesso em: 09 mai. 2023.
AMAZONAS. Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas. Polícia Civil do Amazonas prende homem que jogou água quente nas costas de sua companheira. 09.06.2022. 2022. Disponível em: <https://www.ssp.am.gov.br/policia-civil-do-amazonas-prende-homem-que-jogou-agua-quente-nas-costas-de-sua-companheira/> Acesso em: 16 mai. 2023.
ANDRADE. Marcelo. É a educação um direito humano? Por quê?. In. SACAVINO, Susana; CANDAU. Vera Maria (Orgs.). Educação em Direitos Humanos: temas, questões e propostas. Petrópolis (RJ): DP et Alli Editora, 2008.
BANDEIRA, Lourdes Maria. Violência, gênero e poder: múltiplas faces. In. STEVENS, Cristina et. al. (Orgs.). Mulheres e violências: interseccionalidades. Brasília: Technopolitik, 2017. p. 14-35. Disponível em: <https://www.geledes.org.br/wp-content/uploads/2017/03/Mulheres-e-viol%C3%AAncias-interseccionalidades.pdf>. Acesso em: 08 jun. 2023.
BRASIL. Decreto nº 1.973 de 1º de agosto de 1996. Promulga a Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher, concluída em Belém do Pará, em 9 de junho de 1994. Brasília: Presidência da República, 1996a. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1996/D1973.htm>. Acesso em: 28 mai. 2023.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional-LDBEN. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Presidência da República, 1996b. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm>. Acesso em: 02 mai. 2023
BRASIL. Lei nº 11.340 de 7 de agosto de 2006. Lei Maria da Penha. Cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, 2006. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Lei/L11340.htm> Acesso em: 05 mai. 2023.
BRASIL. Lei nº 12.015, de 7 de agosto de 2009. Altera o Título VI da Parte Especial do Decreto-Lei no 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Código Penal, e o art. 1o da Lei no 8.072, de 25 de julho de 1990, que dispõe sobre os crimes hediondos, nos termos do inciso XLIII do art. 5o da Constituição Federal e revoga a Lei no 2.252, de 1o de julho de 1954, que trata de corrupção de menores. Brasília: Presidência da República, 2009. Disponível em:
< https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/lei/l12015.htm >. Acesso em: 03 jun. 2023.
BRASIL. Plano Nacional de Educação. Lei nº. 13005 de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, 2014. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm>. Acesso em: 02 mai. 2023.
BRASIL. Lei nº 14.164 de 10 de junho de 2021. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para incluir conteúdo sobre a prevenção da violência contra a mulher nos currículos da educação básica, e institui a Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher. Brasília: Presidência da República, 10 jun. 2021. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato20192022/2021/Lei/L14164.htm > Acesso em: 16 mai. 2023.
BRASIL. Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. In: Brasil. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. p. 514- 533.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo Escolar 2022. 2022. Disponível em:
<https://inepdata.inep.gov.br/analytics/saw.dll?Portal&PortalPath=%2Fshared%2FCenso%20da%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20B%C3%A1sica%2FMatr%C3%ADcula%20Inicial%2FInfogr%C3%A1fico%2FPain%C3%A9is%2FColeta%20-%20Matr%C3%ADculas&Page=p%C3%A1gina%201> Acesso em: 16 jun. 2023.
CANALTECH. O que é stalking? Como se proteger?. 21.12.2021. Disponível em: <https://canaltech.com.br/seguranca/o-que-e-stalking-como-se-proteger-205060/ >Acesso em: 12 jan. 2023.
COUTINHO, Nelson Carlos. Cidadania e Modernidade. Perspectiva, São Paulo, v. 22, p. 41-59, 1999. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/perspectivas/article/view/2087>. Acesso em: 05 jan. 2023.
EGGERT, Edla. Supremacia da masculinidade: questões iniciais para um debate sobre violência contra mulheres e educação. Cadernos de Educação, Pelotas, p. 223-232, jan./jun., 2006.
FERRANTE, Fernanda Garbelini de; SANTOS, Manoel Antônio; VIEIRA, Elisabeth Meloni. Violência contra a mulher: percepção dos médicos das unidades básicas de saúde da cidade de Ribeirão Preto, São Paulo. Interface - Comunic., Saude, Educ., v.13, n.31, p.287-99, out./dez. 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-32832009000400005
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. 49. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
FREIRE, Paulo. Direitos Humanos e educação libertadora: gestão democrática da educação pública na cidade de São Paulo. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.
FBSP. FORÚM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA. Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2022. 2022. Disponível em:< https://forumseguranca.org.br/anuario-brasileiro-seguranca-publica/ > Acesso em: 02 mai. 2023.
FVS-AM. FUNDAÇÃO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DO AMAZONAS. Casos de violência contra a mulher, segundo faixa etária, por município de ocorrência, no estado do Amazonas, em 2022. 2022. Disponível em: <https://www.fvs.am.gov.br/indicadorSalaSituacao_view/59/2>. Acesso em: 02 ago. 2023.
GADOTTI, Moacir. MOVA, por um Brasil Alfabetizado. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2008.
HÖFLING, Eloisa de Mattos. Estado e políticas (públicas) sociais. Caderno do CEDES. Campinas, ano 21 n. 55p. 30-41 nov.2001. Disponibilidade em: <https://www.scielo.br/pdf/ccedes/v21n55/5539.pdf > Acesso em: 28 mai. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622001000300003
HOOKS. Bell. O feminismo é para todo mundo: políticas arrebatadoras. Tradução Bhuvi Libaneo. 19. ed. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2022.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5. ed. revis. amp. Goiânia: MF Livros, 2008.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. Reimpr. Rio de Janeiro. E.P.U., 2020.
MANAUS. Lei nº 2.934, de 13 de julho de 2022. Dispõe sobre a inclusão de informação sobre prevenção e combate a todos os tipos de violência contra a mulher no portal da Prefeitura do Município de Manaus. Disponível em: <https://leismunicipais.com.br/a1/am/m/manaus/lei-ordinaria/2022/294/2934/lei-ordinaria-n-2934-2022-dispoe-sobre-a-inclusao-de-informacao-sobre-prevencao-e-combate-a-todos-os-tipos-de-violencia-contra-a-mulher-no-portal-da-prefeitura-do-municipio-de-manaus?q=viol%C3%AAncia+contra+a+mulher>. Acesso em: 13 ago. 2023.
MELO, Fernanda Machado. Políticas públicas e violência contra a mulher no Amazonas: em foco o livro didático. 145 fls. Dissertação (Mestrado em Educação). Orientador: Prof. Dr. Márcio de Oliveira. Manaus, AM: PPGE/UFAM, 2021.
MINAYO. Maria Cecília de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2016.
MUNIZ, Diva do Couto Gontijo. As feridas abertas da violência contra as mulheres no Brasil: estupro, assassinato e feminicídio. In. STEVENS, Cristina et. al. (Orgs.). Mulheres e violências: interseccionalidades. Brasília: Technopolitik, 2017. p. 36-49. Disponível em: <https://www.geledes.org.br/wp-content/uploads/2017/03/Mulheres-e-viol%C3%AAncias-interseccionalidades.pdf>. Acesso em: 08 mai. 2023.
OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. 7. ed. rev. atual. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.
OLIVEIRA, Márcio de; PEIXOTO, Reginaldo; MAIO, Eliane Rose. A Educação enquanto promotora de uma cultura de paz: o foco nas questões de gênero e sexualidade. Revista Amazônida, Manaus, v. 03, n. 02, pp. 27-39, 2018. Disponível em: <https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/4893>. Acesso em: 25 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.29280/rappge.v3i2.4893
OPAS BRASIL. Quase 60% das mulheres em países das Américas sofrem violência por parte de seus parceiros. 2018. Disponível em: <https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5812:quase-60-das-mulheres-em-paises-das-americas-sofrem-violencia-por-parte-de-seus-parceiros&Itemid=820 >. Acesso em: 28 mai. 2023.
PACTO GLOBAL. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 2015. Disponível em: < https://www.pactoglobal.org.br/ods>. Acesso em: 16 jun. 2023.
PARO, Vitor Henrique. Políticas Educacionais: considerações sobre o discurso genérico e a abstração da realidade. In. DOURADO, Luiz Fernando.; PARO, Vitor Henrique (Orgs.) Políticas Públicas e Educação. São Paulo: Xamã, 2001.
PEIXOTO, R.; MAIO, E. R. Gênero e infâncias: das construções identitárias às imposições sociais. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas. [e-ISSN: 2527-0141], [S. l.], v. 6, n. 01, p. 01–13, 2021. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/8618. Acesso em: 13 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.29280/rappge.v6i01.8618
POZZOLO, Susanna. No hay humanidad sin mujeres. RDP, Brasília, n. 98, v. 18, p. 25-43, abr./jun., 2021. Disponível em: <https://www.portaldeperiodicos.idp.edu.br/direitopublico/article/view/5852/pdf>. Acesso em: 18 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.11117/rdp.v18i98.5852
SAFFIOTI, Heleieth I. B. Violência de Gênero: lugar da práxis na construção da subjetividade. Lutas Sociais, nº 2, PUC/SP, 1997, pp.59-79. Disponível em: < http://www4.pucsp.br/neils/downloads/v2_artigo_saffioti.pdf> . Acesso em: 18 jun. 2023.
SAFFIOTI, Heleieth I. B. A mulher na sociedade de classes: mito e realidade. 1. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2013.
TELES, Maria Amélia de Almeida. O que é violência contra a Mulher. 3. reimp. da 1. ed. São Paulo: Brasiliense, 2012.
UNESCO. Conferência Regional da América Latina e do Caribe sobre Alfabetização e Preparatória para a CONFINTEA VI. Da alfabetização à aprendizagem ao longo da vida: desafios do século XXI. Cidade do México (México), 10-13 de setembro de 2008.
Disponível em:< https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000182980_por >. Acesso em: 09 jul. 2023.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Fênix - Revista de História e Estudos Culturais
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0). Em virtude de os artigos serem publicados nesta revista de acesso público, eles são de uso gratuito, com atribuições próprias, não-comerciais.