The impact of the Brazilian school culture on the literacy of non-Portuguese speaker Haitian children

Authors

DOI:

https://doi.org/10.35355/revistafenix.v20i2.1378

Keywords:

Immigrant literacy, school culture, multiliteracies, human rights

Abstract

The article analyzes the experiences of teachers with the literacy of non-Portuguese speaking Haitian children. It presents an exploratory and qualitative research, whose instrument was the narrative interview. It aims to promote reflection on the impact of school culture in this scenario, considering education committed to human rights. It points out the predominance of the conception of literacy that privileges the domain of the language code and that imposes barriers to learning and an exclusionary school culture.

 

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Author Biographies

Ana Sílvia APARÍCIO Moço, Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS

Possui graduação em Letras, mestrado e doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com estágio sanduíche em Didática de Língua Materna no LIDILEM (Laboratoire de Linguistique et Didactique des Langues Etrangères et Maternelle) de l`Université Stendhal Grenoble 3, na França, e pós-doutorado em Educação pela Fundação Carlos Chagas. Tem experiência docente em cursos de Pedagogia e Letras, nas áreas de Linguística Aplicada, Alfabetização, Ensino de Língua Portuguesa, Didática da Língua Materna. Também tem experiência em Educação a Distância, como tutora e autora de material didático. Atualmente é professora do Curso de Pedagogia e do Mestrado Profissional em Educação na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (SP). É editora da Revista de Estudos Aplicados em Educação. Desenvolve pesquisas sobre os seguintes temas: formação de professores da Educação Básica, inovação no ensino de língua materna, didática de línguas, letramento e multiletramentos, desenho universal para aprendizagem. Faz parte da Rede de estudos e pesquisas sobre o desenvolvimento profissional docente (REDEP). É líder do Grupo de Pesquisa FORPREPE (Formação de Profissionais da Educação e Práticas Educativas).

Giseli SOARES Pimentel, Prefeitura Municipal de Santo André

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário São Camilo (2013); Pós graduação em Alfabetização e letramento e em Dificuldades de aprendizagem. Possui mestrado em Formação de Professores pelo Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (2019). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Alfabetização, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização e letramento, crianças haitianas, ensino de português língua estrangeira, multiletramentos e interculturalidade. Atualmente é professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Prefeitura Municipal de Santo André.

Elizabete Cristina COSTA-RENDERS, Universidade Municipal de São Caetano do Sul -USCS

Pós Doutora (2015) e Doutora em Educação (2012) na área de Ensino e Práticas Culturais pela UNICAMP, com pesquisas desenvolvidas sobre a educação inclusiva e equitativa. Professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (2017-atual). É líder do grupo de pesquisa ACESSI (Acessibilidade escolar e inclusão social) e membro do grupo diretor do INCLUDE - rede internacional de colaboração em pesquisa sobre o desenho universal para aprendizagem. Coordenadora do Laboratório de Práticas Educacionais Inclusivas da USCS. Em suas pesquisas, destacam-se temas como: educação inclusiva, desenho universal para a aprendizagem, epistemologias emergentes, formação de professores, educação especial na perspectiva inclusiva, universidade inclusiva. 

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Published

2023-12-19

How to Cite

APARÍCIO Moço, A. S., SOARES Pimentel, G., & COSTA-RENDERS, E. C. (2023). The impact of the Brazilian school culture on the literacy of non-Portuguese speaker Haitian children. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 20(2), 82–116. https://doi.org/10.35355/revistafenix.v20i2.1378