Being without wanting to be, me or Oswald
impacts of Oswald de Andrade on Glauber Rocha
DOI:
https://doi.org/10.35355/revistafenix.v21iXXI.1306Keywords:
Glauber Rocha, Oswald de Andrade, OsvaldandradeAbstract
The point of this article is to bring to light a series of references that the filmmaker Glauber Rocha made throughout his life, to the modernist Oswald de Andrade. It is a work that involves historical research with selection of primary documentation, on the other hand, it is also a work on the intellectual production of one of the most important names of Cinema Novo and his relationship with literature. In particular, it seeks to demonstrate the effect that Oswald had on Glauber.
Kaywords: Glauber Rocha; Oswald de Andrade; Osvaldandrade.
Downloads
References
__________, Pau Brasil. 2 ed. São Paulo: Globo, 2003.
ARAÚJO, Mateus. Glauber Rocha e o re-nascimento dos deuses. In: Mateus Araújo. (Org.), 1ed. Belo Horizonte: Fundação Clóvis Salgado, 2019, v. 1, p. 8-22.
__________. Figurações da História no Glauber Rocha maduro. In: AGUIAR, Carolina Amaral; CARVALHO, Danielle Crepaldi; MORETTIN, Eduardo; MONTEIRO, Lúcia Ramos e ADAMATTI, Margarida Maria (Orgs.). (Org.). Cinema e História: circularidades, arquivos e experiência estética. 1aed.Porto Alegre: Sulina, 2017, v. , p. 62-89.
ARTAUD, Antonin. Van Gogh: o suicida da sociedade. Tradução: Ferreira Gullar. Rio de Janeiro: José Olympio, 2003, p. 53.
BENTES, Ivana. Terra de fome e sonho: o paraíso material de Glauber Rocha. http://www. bocc. ubi. pt/pag/bentes-ivana-glauber-rocha. html>, consultado em, v. 20, n. 6, p. 2012, 2002.
CANDIDO, Antonio. Vários Escritos. 2ªed, São Paulo: Duas Cidades, 1977.
_________. Os dois Oswalds. In: Recortes. São Paulo: Companhia das letras, 1993.
CARDOSO, M. R. Encontros fantásticos de Glauber e Guimarães Rosa. Matraga (Rio de Janeiro) , Rio de Janeiro, v. 17, p. 109-118, 2005.
CARVALHO, Bruna Carolina Domingues dos Santos. Memórias inaparentes: Glauber Rocha, leitor de Mallarmé. 2019.
_________. Ecos modernistas no Cinema Novo ou Glauber Rocha, leitor de Antropofagia de Oswald de Andrade. Cadernos de Literatura, N.o 46 – 06/ 2022 | 99-117 – ISSN 2183-2242 / http:/dx.doi.org/10.21747/21832242/litcomp46a.
CARVALHO, Jonatas C. de. O viajante aprendiz. Mário de Andrade, a expansão do modernismo e a integração do Brasil. In: FELGUEIRAS, Carmen (Org). Contrapontos: ensaios sobre interpretações do Brasil. Rio de Janeiro: Anagrama, 2022.
FERREIRA, Bruna Machado et al. Invenção em trânsito/transe: Glauber Rocha, Hélio Oiticica e Tropicália. 2013.
FROSCH, Friedrich. Herdeiros da Antropofagia Oswaldiana: Glauber Rocha e Joaquim Pedro de Andrade através de seus cantos de cisne: A idade da terra e O homem do Pau-Brasil. Glauber Rocha e as culturas na América Latina, p. 105-135, 2011.
GOMES, J.Carlos Teixeira. Glauber, esse vulcão. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.
ROLNIK, Suely. Antropofagia zumbi. São Paulo: n-1 edições, 2021.
ROCHA, Glauber. (Org. Ivana Bentes) Cartas ao Mundo. São Paulo Companhia das Letras, 1997.
ROCHA, Glauber. O jagunço Glauber Rosa pede licença ao coronel Guimarães Rosa. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 15 de junho de 1978,Caderno B, p. 10.
VERAS, Denise. Riverão Sussuarana; o parto de um mente exótica. Revista Revestres, Ed.23, Disponível em: https://revistarevestres.com.br/artigos/riverao-sussuarana-o-parto-de-uma-mente-exotica/#:~:text=O%20personagem%20River%C3%A3o%20Sussuarana%20%C3%A9,que%20tamb%C3%A9m%20assume%20variadas%20formas
XAVIER, Ismail. A invenção do estilo em Glauber Rocha e seu legado para o cinema político. In: Glauber Rocha e as culturas na América Latina. Frankfurt am Main 1. Aufl. 2011. TFM, p.15-26.
____________, Sertão Mar: Glauber Rocha e a estética da fome. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
Fontes Arquivo Glauber.
ROCHA, Glauber. Poema sem título, In: Acervo Tempo Glauber, notação nº: GR.PI.0115.1-1, subsérie “Poesias”, s/d.
_________. Assim falou Zaratustra, In: Acervo Tempo Glauber, notação nº GR.PI.0106.1-22-23, Pasta 09, s/d.
_________. Literatura & Brasil. In: Acervo Tempo Glauber, notação nº BR TGL GR.0.PIN,ART.918, subsérie “Artigos”, s/d.
_________. Revysão Impressyonyzta da Poesya Brasyleyra. In: Acervo Tempo Glauber, notação nº GR PI 0163 1-20, Pasta 13, s/d.
_________. Sem título. In: Acervo Tempo Glauber, notação nº GR.PI.1105.1-3 subsérie “Romances”, Pasta 64, s/d.
_________. Sem título. In: Acervo Tempo Glauber, notação nº BR TGL GR.0.PIN,ANO.1343, subsérie “Anotações”, s/d.
_________. KAPYTU, In: Acervo Tempo Glauber, notação nº GR.PI.1179.1-10, subsérie “Artigos”, Pasta 76, s/d.
_________. Saudade. In: Acervo Tempo Glauber, notação nº GR.PI.0529.1-1 - subsérie “Poemas”, Roma, 1973.
_________. Entrevista sem título. In: Acervo Tempo Glauber, notação nº GR PI 0465 1-4 - subsérie “Entrevistas”, 1976.
_________. Sendo sem querer ser. In: Acervo Tempo Glauber, notação nº GR.PI.0589.1-1 - subsérie “Poemas”, 1973.
_________. Folklore. In: Acervo Tempo Glauber, notação nº BR TGL. GR.0.PIN,ESA.3.13.20 - verso - subsérie “Escritos autobiográficos”, s/d.
_________. Guerra e Paz. In: Acervo Tempo Glauber, notação nº GR.PI.0455.1-13 - subsérie “Artigos”, s/d.
_________. Panfleto. In. Acervo Tempo Glauber, notação nº GR.PI.0457.1-9 - subsérie “Artigos”, Pasta 28, s/d.
_________. Tragédya Colonyal. In. Acervo Tempo Glauber, notação nº GR PI 0446.1-14 - subsérie “Artigos”, Pasta 28, s/d.
_________. Artigo sem título. In. Acervo Tempo Glauber, notação nº BR TGL GR.0.PIN,ART.1366 - subsérie “Artigos”, s/d.
_________. Artigo sem título. In. Acervo Tempo Glauber, notação nº BR TGL. GR.0.PIN,ITE.2.1249 - subsérie “A Idade da Terra”, s/d.
_________. Quarta-feira de cinzas. In. Acervo Tempo Glauber, notação nº GR.PI.1288.1-5 - Pasta 87,s/d.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Fênix - Revista de História e Estudos Culturais

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0). Em virtude de os artigos serem publicados nesta revista de acesso público, eles são de uso gratuito, com atribuições próprias, não-comerciais.