Mídias digitais para crianças
direito ou controle?
DOI:
https://doi.org/10.35355/revistafenix.v21i1.1393Schlagworte:
Mídias digitais, cultura da infância, sociedade do controle, rede de proteçãoAbstract
Este estudo teve como objetivo analisar as mídias digitais no universo infantil, buscando compreender como influenciam na formação das crianças. A fundamentação teórica baseou-se na contribuição de autores que abordam os conceitos de infância e mídias digitais. Nesse contexto, foram discutidos temas como cultura da infância, tecnologias e sociedade de controle. Espera-se que este estudo provoque reflexões sobre a necessidade de uma rede de proteção para promover os direitos e o uso consciente das mídias digitais na infância.
Downloads
Literaturhinweise
ARIÈS, Philippe. História Social da Criança e da Família. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2006.
ALMEIDA, Silvio. Racismo Estrutural. São Paulo: Editora Pólen, 2019.
ARROYO, Miguel Gonzalez. Corpos precarizados que interrogam nossa ética profissional. In: ARROYO, Miguel; SILVA, Maurício Roberto da. Corpo-Infância: Exercícios tensos de ser criança. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. p. 23-54
ARROYO, Miguel Gonzalez; SILVA, Maurício Roberto da (Org.). Corpo Infância: Exercícios tensos de ser criança; por outras pedagogias dos corpos. Petrópolis: Vozes, 2012.
BRASIL. Lei Federal nº 13.257, de 8 de março de 2016, Lei do Marco Legal da Primeira Infância. Brasília, DF: Senado Federal, 2016.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Política Nacional de Educação Infantil: pelo direito das crianças de zero a seis anos à educação (PNE). Brasília, DF: MEC, 1996.
BRASIL. Lei n. 12.965, de 23 de abril de 2014. Lei do Marco Civil da Internet. Brasília: Presidência da República, 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l12965.htm. Acesso em: 01 mai. 2023.
BRASIL. Lei Federal nº 8069, de 13 de julho de 1990, Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. Brasília, DF: Senado Federal, 1990.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.
BICK, Vanice Teresinha et al. As influências da mídia no desenvolvimento infantil. Revista Psicologia em Foco, [S.l.], v. 5, n. 5, p. 101-115, jul. 2013.
CASTELLS, Manuel. Redes de indignação e esperança: movimentos sociais na era da internet. Tradução Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.
CONSTANT, Benjamin. Da liberdade dos antigos comparada à dos modernos. Revista Filosofia Política, Porto Alegre, n. 2, p. 9-25, 1985.
EMPOLI, Giuliano da. Os engenheiros do caos. São Paulo: Vestígio, 2019.
FREIRE, Ana Maria Araújo. Notas. In: FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. 13. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006. 205-245
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
FREIRE, Paulo. A Importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1989.
FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 1977.
KAZTMAN, Ruben.; RETAMOSO, Alejandro. Aprendendo juntos. Desafios na educação a partir dos processos de segregação urbana. In: RIBEIRO, L.C.Q.; KAZTMAN, R. (Eds.). A cidade contra a escola. Segregação urbana e desigualdades
educacionais em grandes cidades da américa latina. Rio de Janeiro:
Letra Capital, FAPERJ, IPPES, 2008. 367p. 245-279.
MORAN, José Manuel. Novas tecnologias e mediações pedagógicas. 19. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.
PLANO Nacional da Primeira Infância (Pnpi): 2010-2022 | 2020-2030 / Rede Nacional Primeira Infância (RNPI); ANDI Comunicação e Direitos. 2. ed. Revista e atualizada. Brasília, DF: RNPI/ANDI, 2020. Disponível em: https://bit.ly/3upRNZM. Acesso em: 20 jan. 2023.
RIBEIRO, Darcy Educação como prioridade. São Paulo: Global, 2018.
ROSEMBERG, Fúlvia; MARIANO, Carmem Lúcia S. A convenção internacional sobre os direitos da criança: debates e tensões. Cadernos de Pesquisa, [S.l.], v. 40, n. 141, p. 693-728, set./dez. 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742010000300003
SANTOS, Laymert Garcia. Demasiadamente pós-humano: entrevista com Laymert. Garcia dos Santos. Novos estud. - CEBRAP, São Paulo, n. 72, jul. 2005. Disponível em https://doi.org/10.1590/S0101-33002005000200009. Acesso em: 30 out. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-33002005000200009
SARMENTO, Manuel Jacinto. Sociologia da Infância: Correntes e Confluências. In: SARMENTO, Manuel Jacinto; GOUVÊA, Maria Cristina Soares de (Org.). Estudos da Infância: educação e práticas sociais. Petrópolis. Vozes, 2008. 17-39
SARMENTO, Manuel Jacinto. As culturas da infância nas encruzilhadas da 2a. Modernidade. Braga: Centro de Estudos da Criança da Universidade do Minho, 1997.
TEIXEIRA, Anísio. Educação e o mundo moderno. 2. ed. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1969.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2024 Fênix - Revista de História e Estudos Culturais
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell - Keine Bearbeitungen 4.0 International.
Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0). Em virtude de os artigos serem publicados nesta revista de acesso público, eles são de uso gratuito, com atribuições próprias, não-comerciais.