v. 3 n. 1 (2006): DOSSIÊ CINEMA - HISTÓRIA

					Visualizar v. 3 n. 1 (2006): DOSSIÊ CINEMA - HISTÓRIA

Fênix – Revista de História e Estudos Culturais possui um espaço que abriga a explosão dos trabalhos sobre o mundo da cultura.E o fato de não ser impressa a revista é uma vantagem: afinal, do contrário, seria desgastante lidar com uma multiplicidade que, admitamos, tanto nos excita quanto nos desconcerta.

Com efeito, esse sentimento de excitação-desconforto, alimentado, por vezes, pela crescente e sempre positiva proliferação de revistas eletrônicas com formato acadêmico, tem encontrado caminhos diversos para se exteriorizar e, felizmente, alguns deles com resultados positivos. Deste ponto de vista, vale destacar a recente iniciativa da CAPES em criar um competente indexador de periódicos eletrônicos de livre acesso, a partir de rigorosos critérios de qualidade [http://acessolivre.capes.gov.br]. Seu objetivo é, em suma, reunir e tornar público o melhor da produção acadêmica brasileira e internacional em todas as áreas do conhecimento.

O novo número (Vol. 3, Ano III, nº 1 – JAN/FEV/MAR-2006) além de contar com um dossiê Cinema e História (organizado a professora Sheila Schvartzman) traz artigos livres de diferentes lugares do país, abrangendo melhor o debate e ainda temos uma resenha do livro Cinema Brasileiro 1995-2005: ensaios sobre uma década de Daniel Caetano. 

Publicado: 2006-03-17

Editorial