As palavras das músicas e dos cantos na literatura de João Guimarães Rosa
DOI:
https://doi.org/10.35355/revistafenix.v21i1.1325Palavras-chave:
Guimarães Rosa, história, cultura popular, músicaResumo
Contra longa tradição consagrada pela Crítica Literária que associa as variáveis criativas da composição da literatura de João Guimarães Rosa a fatores estritamente do universo erudito dos livros e do alfabeto, este artigo analisa a obra literária de João Guimarães Rosa identificando variáveis que não são eruditas, mas retiradas de um mundo popular e da cultura de massas, mostrando a variedade de fontes criativas usadas pelo escritor para fazer sua obra.
Downloads
Referências
AMARAL, Aracy A. Arte para quê? A preocupação social na arte brasileira. 1930-1970. 3ª ed. São Paulo (SP): Studio Nobel, 2003.
ANGOTTI-SALGUEIRO, Heliana. A construção de representações nacionais: os desenhos de Percy Lau na Revista Brasileira de Geografia e outras “visões iconográficas” do Brasil Moderno. Anais do Museu Paulista. São Paulo, n.2, v.13, p. 21-72, jul-dez.2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-47142005000200003
ATHAYDE, Tristão. A palavra Falada. Suplemento Literário Letras e Artes. 8.11.1953.p.2.
BASTIDE, Roger. Brasil, terra de contrastes. 9ª ed. São Paulo (SP): Difusão Editorial, 1979.
BARSANTE, Cássio Emanuel. A vida ilustrada de Tomás Santa Rosa. RJ: Fundação Banco do Brasil: Bookmakers, 1993. s.p.
BRITO, Álvaro de. Ler ou não Ler. Boletim Bibliográfico Brasileiro, nov.dez.1954, n.6, v.2.p.5.
CALABRE, Lia. O rádio na sintonia do tempo: radionovelas e cotidiano (1940-1946). Rio de Janeiro (RJ): Ed.Fundação Casa de Rui Barbosa, 2006.
COELHO, Maria Beatriz Ramos de Vasconcelos. Representação Visual da Nação: o Brasil através das lentes de três franceses. In: Anais Eletrônicos do XXVII Encontro Anual da ANPOCS. Caxambu (MG): ANPOCS, p.1-29, 2003. GT Pensamento Social Brasileiro.
COSTA, Helouise. Palco de uma história desejada: o retrato do Brasil por Jean Manzon. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico, Iphan, n° 27, p.139-159, 1998,
FERREIRA, Suzana Cristina de S. Cinema Carioca nos anos 30 e 40. Os filmes musicais nas telas da cidade. SP: Annablume; BH: PPGHistória-UFMG, 2003
LE MEN, Ségolène. La question de l’illustration. [A questão da ilustração] In: Histories de la lecture – un bilan des recherches. [História da Leitura – um balanço de pesquisas] Paris: IMEC Éditions, 1995.
ORTIZ, Renato. Cultura brasileira e identidade nacional. 2ª ed. São Paulo (SP): Editora Brasiliense, 1986.
PAIXÃO, Fernando. (Coord.) Momentos do livro no Brasil. São Paulo (SP): Editora Ática, 1997.
PEDROSA, Mário. Dos murais de Portinari aos espaços de Brasília. São Paulo (SP): Ed. Perspectiva, 1981.
RIVRON, Vassili. Enracinement de la littérature et anoblissement de la musique populaire. Étude Comparée de deux modalités de construction culturelle du Brésil (1888-1964). [Enraizamento da Literatura e enobrecimento da música popular. Estudo comparado de duas modalidades de construção cultural do Brasil (1888-1964)] Tese de Doutorado. Sociologia. Setembro de 2005. EHESS. 3.
ROSA, João Guimarães.1 Grande Sertão: Veredas. Rio de Janeiro (RJ): Editora Nova Aguilar, 2004. Obra Completa, V.1.
ROSA, João Guimarães.2 Dão-la-la-lão, o devente. In: ______ . Corpo de Baile. Rio de Janeiro (RJ): Editora Nova Aguilar, 2004. Obra Completa, V.1.
ROSEMBLAT, Mauricio. Jornal de Letras, n.3, set.1949, p.3. Seção Vida dos Livros.p.2.
SANTOS, Pedro Augusto Gomes. A classe média vai a paraíso: JK em Manchete. Porto Alegre (RS): EdiPUCRs, 2002
SOARES DE LIMA, Yone. A ilustração na produção literária. São Paulo - Década de Vinte. São Paulo (SP): Editora IEB, 1985. n.33.
TURAZZI, Maria Inez. Uma cultura fotográfica. Fotografia Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, IPHAN/MINC (Brasília), n.27, p.7-15, 1998
WERNECK SODRÉ, Nelson. Síntese de História da Cultura Brasileira. 20ª ed. Rio de Janeiro (RJ): Bertrand Brasil, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Fênix - Revista de História e Estudos Culturais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0). Em virtude de os artigos serem publicados nesta revista de acesso público, eles são de uso gratuito, com atribuições próprias, não-comerciais.