EFETIVAÇÃO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS EM TORNO DA DISCIPLINA ENSINO RELIGIOSO

Autores

  • Rusiane da Silva Torres Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN https://orcid.org/0000-0002-9898-6976
  • Guilherme Paiva de Carvalho Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN

DOI:

https://doi.org/10.35355/revistafenix.v18i1.1071

Palavras-chave:

Ensino Religioso, História da Educação, Políticas Educacionais

Resumo

Este artigo se debruça sobre a efetivação da disciplina Ensino Religioso nos currículos das escolas públicas do país. Procuramos, compreender a estreita relação entre o componente curricular e a Igreja Católica durante esse trajeto. Para isso, propomos a análise de políticas e decretos educacionais referentes à disciplina, tais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1997) e a Base Nacional Comum Curricular (2017). Nesse sentido, iniciamos o debate a partir de Passos (2007) e Junqueira; Corrêa e Holanda (2007) no intuído de entender a estabilização da disciplina nas escolas atrelada à Igreja Católica. Ao fim desse trabalho, podemos perceber que o catolicismo se fez presente em grande parte da história do Ensino Religioso, ocasionando, dessa forma, questionamentos sobre a legitimidade da disciplina.

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Publicado

2021-06-28

Como Citar

da Silva Torres, R. ., & Paiva de Carvalho, G. . (2021). EFETIVAÇÃO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS EM TORNO DA DISCIPLINA ENSINO RELIGIOSO. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 18(1), 472–490. https://doi.org/10.35355/revistafenix.v18i1.1071