Imagens ameaçadoras

“The Machine Stops” e a economia da atenção

  • André Carvalho Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
Palavras-chave: literatura, ficção científica, visualidade, trabalho, economia da atenção

Resumo

Este artigo toma o conto de ficção científica “The Machine Stops”, publicado em 1909 por E. M. Forster, como ponto de partida para discutir a organização do trabalho na chamada “economia da atenção”.  Analisaremos o esquema inicial do conto à luz da epistemologia ocidental, que tende a colocar o Olhar sob suspeita e a reforçar dualismos entre conhecimento sensível e racional, processo que se aprofunda no século XIX, quando se acelera a produção e circulação de imagens mediadas pela reprodutibilidade industrial massiva. Então, trataremos do problema do “público mercadoria”, que permite articular a atuação sobreposta de espectadores da indústria cultural, usuários de redes sociais e produtores de conteúdo na contemporaneidade, papeis já amalgamados no conto de 1909. Finalmente, argumentamos que literatura e filosofia, em associação a movimentos conservadores, construíram a noção de imagens ameaçadoras como uma reação às transformações da indústria cultural massiva ao longo do século XX, mas que nem por isso seus alertas devem ser desconsiderados.

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Publicado
2020-12-23
Como Citar
Carvalho, A. . (2020). Imagens ameaçadoras: “The Machine Stops” e a economia da atenção. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 17(2), 183-210. https://doi.org/10.35355/revistafenix.v17i17.949