DO PROGRAMA ESCOLA SEM PARTIDO COMO APANÁGIO DO “ÓDIO À DEMOCRACIA” OU COMO PROJETOS NEOCONSERVADORES E LIBERAIS NEGAM A EDUCAÇÃO PARA TODOS

Autores

Palavras-chave:

Escola Sem Partido, Política educacional, Doutrinação, Ideologia, Discurso

Resumo

O presente artigo tem como objeto de estudo o Programa Escola Sem Partido, tendo como objetivo compreender a sua tese neoliberal e neoconservadora propagada por diferentes grupos que se aglutinam em torno do apanágio de “ódio à democracia”. O entendimento deste ódio e os movimentos de intolerância são fundamentais para analisar o Programa Escola Sem partido que toma para si os holofotes enquanto ações que operacionalizam as suas teses têm sido implementadas na sociedade brasileira e, em particular, no campo educacional. A apreensão de como esses grupos se aglutinam em torno destas ideias neoliberais e neoconservadoras é, então, apresentado por meio da contraposição do cenário norteamericano e da atual conjuntura brasileira, destacando os elementos que têm promovido a negação da educação para todos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

APPLE, M. “Endireitar” a educação: as escolas e a nova aliança conservadora. Currículo sem Fronteiras. v.2, n.1, jan.-jul. de 2002.

BALDAN, M. Brazilian Demonstration: Another Spring? The Voice: International Student Magazine, Belgium, 19 set. 2013.

BENCKE, N. M. Eis que não se desejam novas todas as coisas – as estratégias de manifestação de velhos poderes e antigas ordens. Coisas de Gênero. São Leopoldo, v.2, n.1, jan.-jul. de 2016.

FRIGOTTO, G. Escola Sem Partido: imposição da mordaça aos educadores. E-Mosaicos – Revista Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Rodrigues da Silveira (Cap-UERJ). v.5, n.9, Jun., 2016.

Disponível em: www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/e-mosaicos/article/view/24722

HOBSBWM, E. O novo século: entrevista a Antonio Polito. SP: Companhia das Letras, 2014.

RAMOS, M.S.; STAMPA, I. Subversão e Resistência Docente: notas sobre a ditadura militar e o Programa Escola Sem Partido. Espaço do Currículo. v.9, n. 2, Mai-Ago. de 2016.

RANCIERE, J. O ódio à democracia. SP: Boitempo, 2014.

RIOS, Roger Raupp. A laicidade e os Desafios à Democracia no Brasil: neutralidade e pluriconfessionalidade na Constituição de 1988. In: NANDI, H.C.; MACHADO, R.S.; SILVEIRA, R.S (Org.) Diversidade Sexual e Relações de Gênero nas Políticas Públicas: o que a laicidade tem a ver com isso? Porto Alegre: Deriva/ABRAPSO, 2015.

SADER, Emir. Prefácio. In: MESZÁROS, I. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2005.

SAFFNER, F; PICCHETTI, Y. A quem tudo quer saber, nada se lhe diz: uma educação sem gênero e sem sexualidade é desejável? In: Revista Reflexões e Ação. Santa Cruz do Sul. V.24, n. 01. Jan-abr. de 2016.

TIBURI, M. Como conversar com um fascista. Reflexões sobre o cotidiano autoritário brasileiro. RJ/SP: Record, 2016.

YOUNG, M.F.D. Porque o conhecimento é importante para as escolas do século XXI? In: Cadernos de Pesquisa, Vol. 46, n. 159, 2016

Downloads

Publicado

2017-06-30

Como Citar

Baldan, M. . (2017). DO PROGRAMA ESCOLA SEM PARTIDO COMO APANÁGIO DO “ÓDIO À DEMOCRACIA” OU COMO PROJETOS NEOCONSERVADORES E LIBERAIS NEGAM A EDUCAÇÃO PARA TODOS. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 14(1). Recuperado de https://revistafenix.emnuvens.com.br/revistafenix/article/view/577