QUEM DOUTRINA QUEM?

OS PARTIDOS POLÍTICOS E O DISCURSO DA ESCOLA SEM PARTIDO COMO PROCESSO FORMATIVO

Autores

Palavras-chave:

Escola Sem Partido, Política educacional, Doutrinação, Ideologia, Discurso

Resumo

 O Projeto Escola Sem Partido (ESP) materializa-se na forma de uma campanha em âmbito nacional que visa combater a “doutrinação ideológica” nas escolas. O movimento defende a aprovação de uma legislação que não apenas assegure a liberdade de ensinar, mas que também regulamente este preceito constitucional. Neste sentido, divulga textos preliminares para serem utilizados como referência para projetos de lei nas diferentes esferas de governo – federal, estadual e municipal. Esta medida obteve grande repercussão no contexto das eleições municipais de 2016, nas quais diversos candidatos aos cargos de prefeito e vereador apoiaram e até se comprometeram publicamente a apresentar projetos de lei nos moldes do anteprojeto divulgado pela campanha ou a votar a favor dos mesmos logo após o início de seus mandatos. O objetivo deste artigo é analisar os dados referentes às eleições de 2016, identificando quais foram os partidos políticos que apoiaram o movimento. A partir da emergência do discurso do ESP, discute-se a importância da atuação democrática do professor.

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Publicado

2017-06-30

Como Citar

Dresch, . J. F. . (2017). QUEM DOUTRINA QUEM? : OS PARTIDOS POLÍTICOS E O DISCURSO DA ESCOLA SEM PARTIDO COMO PROCESSO FORMATIVO. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 14(1). Recuperado de https://revistafenix.emnuvens.com.br/revistafenix/article/view/576