LAURENTINO GOMES E A HISTÓRIA – RESENHA DO LIVRO 1889

Autores

Palavras-chave:

1889, LAURENTINO GOMES

Resumo

Li com alguma relutância o livro 1889, de Laurentino Gomes, desafiado pelo número expressivo de vendas deste e dos demais best-sellers do autor. Surpresa positiva: o livro é bom, bem escrito, bem cuidado quanto à indicação das fontes secundárias e referências, em que pese a ausência de pesquisa em fontes primárias e a falta de profundidade analítica, justificada pelo autor pela existência de “inúmeros e bons estudiosos acadêmicos [que] já se debruçaram [sobre o tema] com diferentes graus de sucesso ao longo dos anos”.

Laurentino Gomes propõe uma abordagem jornalística da história enfocando os fatos como notícias e os sujeitos históricos como pessoas reais, vivas, humanas, de carne e osso. O resultado é uma narrativa leve e atraente que, do ponto de vista do conteúdo, privilegia episódios marcantes do passado ao lado de fatos triviais e anedóticos, muitas vezes negligenciados ou preteridos por historiadores profissionais; do ponto de vista da escrita, apresenta uma linguagem leve e sedutora, como se fosse uma obra de ficção ou romance; do ponto de vista formal, traz o menor número possível de notas de rodapé e referências, deixando o texto seguir sem interrupções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabricio Lyrio Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB

Doutor em História Social pela Universidade Federal da Bahia.

Referências

GOMES, Laurentino. 1889: Como um imperador cansado, um marechal vaidoso e um professor injustiçado contribuíram para o fim da Monarquia e a Proclamação da República no Brasil. São Paulo: Globo, 2013.

Downloads

Publicado

2014-06-17

Como Citar

Lyrio Santos, . F. . (2014). LAURENTINO GOMES E A HISTÓRIA – RESENHA DO LIVRO 1889. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 11(1), 1–6. Recuperado de https://revistafenix.emnuvens.com.br/revistafenix/article/view/554