PADRES LENTES DO IMPÉRIO

SECULARIZAÇÃO E INSTRUÇÃO PÚBLICA NA PARAHYBA DO NORTE (1864-1889)

Autores

  • Ramsés Nunes e Silva Universidade Estadual da Paraíba – UEPB

Palavras-chave:

História da educação, Secularização, Instrução Pública

Resumo

A secularização da instrução passou a se manifestar na Europa de forma mais efetiva no final do século XVIII e mais particularmente no século XIX. No Brasil, veio lentamente a se tornar temática recorrente na última metade do século XIX a partir de propostas instrucionais e discursos legislativos. O Estado brasileiro, como uma monarquia, mantinha o sistema de padroado, onde a Igreja era submetida às ordens da realeza. Inclusive relacionados a escolha de lideranças eclesiásticas. No cotidiano das relações administrativas vinculadas a instrução nas províncias, o Estado entretanto, obedecia a uma lógica de dependência. Eram os padres os grandes responsáveis pela instrução num mundo que se transformava, mas de forma específica. Nosso artigo visa refletir sobre a presença clerical na instrução pública da Parahyba do Norte, nos últimos dias do período imperial, como uma forma de perceber os indícios de um processo de transição entre modelos societários europeus e a dinâmica cultural brasileira. Notadamente na esfera dos espaços escolares, fortemente influenciada pelo universo católico.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ramsés Nunes e Silva, Universidade Estadual da Paraíba – UEPB

Doutor em História da Educação pela UFPB. Professor adjunto da Universidade Estadual da Paraíba (UFPB), Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas História da Educação Laica e Confessional (GEPHELC), cadastrado no CNPQ e autenticado pela UEPB. Atualmente desenvolve estudos sobre o processo de secularização da educação brasileira.

Referências

AZZI, Riolando. História da Igreja no Brasil. São Paulo: Vozes, 1999.

BOURDIEU, Pierre. Economia das trocas simbólicas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996.

CANCLINI, Néstor García. Culturas Híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. Tradução de Ana Regina Lessa e Heloísa Pezza Cintrão. São Paulo: EDUSP, 1997.

CARVALHO, José Murilo de. A Construção da Ordem: A elite política imperial. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

GIDDENS, Antony. As consequências da modernidade. São Paulo: Editora da UNESP, 1991.

MARRAMAO, Giacomo, Poder e Secularização:as categorias do tempo. São Paulo: EDUSC, 1994.

NISKIER, Arnaldo. Educação Brasileira: 500 anos de História-1500-2000. Rio de Janeiro: Consultor, 1995.

PINHEIRO, Antônio Carlos Ferreira. Da era das cadeiras isoladas aos grupos escolares na Paraíba do Norte. 1822-1940. São Paulo: Autores associados. 2004.

SILVA, Ramsés Nunes e. Signal dos tempos: modernidade, secularização e laicização na instrução pública da Parahyba do Norte (1067-1902). 2006. Dissertação (Mestrado em História) – PPGE, UFPB, João Pessoa, 2006.

OUTRAS FONTES

A OPINIÃO. Obras na escola pública. Cidade da Parahyba do Norte.Imprensa Parahybana, V. 2, n. 3, 1877.

ATA. Assembleia legislativa da província da Parahyba do Norte. Cidade da Parahyba, 1874.

ATA. Assembleia legislativa da província da Parahyba do Norte. Cidade da Parahyba, 1873.

CORRESPONDÊNCIA, Instrução Pública. Cidade da Parahyba do Norte, Manuscrito. Folha 17. 1879.

OFÍCIO 292.Instrução Pública. Cidade da Parahyba do Norte: manuscrito. Folha 9, 1879.

O LIBERAL PARAHYBANO. Concurso Público. Cidade da Parahyba do Norte. Imprensa paraibana, V. 1, n. 4, 1879.

Downloads

Publicado

2014-06-17

Como Citar

Nunes e Silva, R. . (2014). PADRES LENTES DO IMPÉRIO: SECULARIZAÇÃO E INSTRUÇÃO PÚBLICA NA PARAHYBA DO NORTE (1864-1889). Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 11(1), 1–17. Recuperado de https://revistafenix.emnuvens.com.br/revistafenix/article/view/549