DA ÁGUA À PLANÍCIE

PARA RECORDAR BUDAPESTE

Autores

  • Eduardo José Reinato Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC/GO

Palavras-chave:

Em Budapeste 1900: Um Retrato Histórico de uma cidade e sua cultura, John Lukacs

Resumo

John Lukacs, é um historiador húngaro-americano que já escreveu mais de 30 livros, incluindo Cinco Dias em LondresMaio de 1940 e Uma nova República. Lukács nasceu em Budapeste, filho de pai católico e mãe judia. Durante a Segunda Guerra Mundial, ele foi forçado a servir em um batalhão de trabalho húngaro para os judeus. Durante a ocupação alemã da Hungria em 1944 – 1945 ele conseguiu escapar da deportação para os campos de extermínio, e sobreviveu ao cerco de Budapeste. Em 1946, quando se tornou claro que a Hungria ia ser um regime comunista, migrou para os Estados Unidos. Neste país, tornou-se professor de história na Chestnut Hill College de 1947 a 1994. Atuou como professor visitante na Universidade Johns Hopkins, Columbia University, Princeton University, Universidade La Salle, Regent College, em British Columbia e da Universidade de Budapeste, e Faculdade Hanover.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo José Reinato, Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC/GO

Doutor em História Social na Universidade de São Paulo(2003). Tem experiência na área de pesquisa em História, com ênfase em História da Cultura, e História Latino-americana. Professor na Pontifícia Universidade Católica de Goiás, onde atua como pesquisador na abordagem das seguintes temáticas: História das Cidades, História Cultural, História do Imaginário, e História da Cultura do Mundo do Trabalho e da Formação de Trabalhadores. Professor do Mestrado em História: cultura e poder da PUC Goiás e do Mestrado em Performances Culturais na qualidade de professor colaborador. Professor do Mestrado em Performances Culturais da UFG.

Referências

LUKACS, John. Em Budapeste 1900: Um Retrato Histórico de uma cidade e sua cultura. Rio de Janeiro: José Olympio, 2009.

Downloads

Publicado

2013-12-12

Como Citar

Reinato, E. J. . (2013). DA ÁGUA À PLANÍCIE: PARA RECORDAR BUDAPESTE . Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 10(2), 1–9. Recuperado de https://revistafenix.emnuvens.com.br/revistafenix/article/view/522