MECANISMOS DE BUSCA EM HEMEROTECAS DIGITAIS NACIONAIS

POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA A PESQUISA HISTÓRICA

Autores

Palavras-chave:

Hemerotecas Digitais, Pesquisa Histórica, Mecanismos de busca, Jornais

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre as possibilidades abertas para a pesquisa histórica pelos mecanismos de busca nas hemerotecas digitais brasileiras, avaliando um processo em curso do ponto de vista de um historiador e usuário dessas hemerotecas. Após tratar da relação entre informática e história desde os anos 1960, vamos analisar os mecanismos de busca da Hemeroteca Digital Nacional, Acervo Folha, Acervo Estadão, Acervo Veja e Diários Oficiais. A metodologia de análise parte da busca, nestas hemerotecas digitais, por palavras referentes a uma pesquisa de doutorado em curso sobre um desconhecido escritor brasileiro de pseudônimo João de Minas. Os mecanismos de busca acrescentaram relevantes informações à pesquisa, mas cuidados precisam ser tomados quanto à imprecisão dos resultados em função dos próprios mecanismos e da ortografia antiga.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Antonio de Almeida, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB

Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo. Professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Referências

ALMEIDA, Leandro Antonio de. Dos sertões desconhecidos às cidades corrompidas: um estudo sobre a obra de João de Minas (1929-1936). Dissertação (Mestrado em História Social), Universidade de São Paulo, 2008. Disponível em http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-08072008-142247/

CHARTIER, Roger. A história na Era Digital. In: A História ou a leitura do tempo. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

CHARTIER, Roger. Línguas e leituras no mundo digital. In: Os desafios da Escrita. São Paulo: UNESP, 2002.

DARNTON, Robert. A questão dos livros: passado, presente e futuro. São Paulo: Cia das Letras, 2010.

FIGUEIREDO. Luciano R. História e informática: o uso do computador. In CARDOSO, Ciro Flamarion; VAINFAS, Ronaldo (Org.) Domínios da História: ensaios de teoria e Metodologia. Rio de Janeiro : Campus. 1997.

LEGOFF, Jacques. História. In: História e Memória. Campinas: Unicamp, 1990.

MELO, Alice. Memória Dinâmica. Revista de História da Biblioteca Nacional. 04/07/12. Disponível em http://www.revistadehistoria.com.br/secao/reportagem/memoria-dinamica.

PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). Fontes Históricas. São Paulo: Contexto, 2006.

STILLE, Alexander. A Destruição do Passado: como o desenvolvimento pode ameaçar a história da humanidade. São Paulo: Arx, 2005.

OUTRAS FONTES

Folha de São Paulo. São Paulo. Disponível em http://acervo.folha.com.br/

Fundação Biblioteca Nacional. Rio de Janeiro. Disponível em http://memoria.bn.br/hdb/periodico.aspx

Jus Brasil. Disponível em http://www.jusbrasil.com.br/diarios; Hemeroteca Digital Brasileira.

O Estado de São Paulo. São Paulo. Disponível em http://acervo.estadao.com.br/

SILVEIRA, Alex. Análise do acervo histórico digital da revista Veja disponível na web. Blog Bibliotecno. 22/04/12. Disponível em http://bibliotecno.com.br/?p=618.

SILVEIRA, Alex. Mais um jornal disponível para acesso na web: O Estado de São Paulo. Blog Bibliotecno. 23/05/12. Disponível em http://bibliotecno.com.br/?p=2223.

Veja Digital (São Paulo). Grupo Abril. Disponível em http://veja.abril.com.br/acervodigital/

Downloads

Publicado

2013-12-12

Como Citar

de Almeida, L. A. (2013). MECANISMOS DE BUSCA EM HEMEROTECAS DIGITAIS NACIONAIS: POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA A PESQUISA HISTÓRICA. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 10(2), 1–17. Recuperado de https://revistafenix.emnuvens.com.br/revistafenix/article/view/509