A ORDEM ANTES DO PROGRESSO

O DISCURSO MÉDICO – HIGIENISTA E A EDUCAÇÃO DOS CORPOS NO BRASIL DO INÍCIO DO SECULO XX

Autores

  • Iranilson Buriti Oliveira Universidade Federal de Campina Grande
  • Leonardo Q. B. Freire Universidade Federal de Campina Grande
  • Débora da Silva Sousa Universidade Federal de Campina Grande
  • José Maxuel Lourenço Universidade Federal de Campina Grande

Palavras-chave:

Modernização, higienização, educação, disciplina

Resumo

A regulamentação dos serviços de saúde pública no Brasil, a partir da criação do Departamento Nacional de Saúde Pública (DNSP) em 1919, durante o governo de Epitácio Pessoa, revela um novo interesse do Estado em ampliar e sistematizar estes serviços. Com especial interesse para as questões de salubridade e higiene pública, conforme os preceitos do discurso médico-higienista de então, nosso já adolescente Estado Republicano junto com suas elites intelectuais e econômico-sociais, elegeu a doença e a sujeira como alguns dos elementos que impediriam a modernização e o progresso de uma nação que se pretendia civilizada. Neste artigo, discutimos como o discurso instituído se apropriou da educação com o fim de viabilizar este projeto de nação moderna e higienizada, a partir da discplinarização dos sujeitos, do controle dos seus corpos e da normatização dos cidadãos que assim poderiam compor os quadros de uma sociedade que se queria moderna.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iranilson Buriti Oliveira, Universidade Federal de Campina Grande

Pós-doutor em História das Ciências e da Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz. Professor da Universidade Federal de Campina Grande

Leonardo Q. B. Freire, Universidade Federal de Campina Grande

Graduando em História pela UFCG. Bolsista e pesquisador do CNPq. Membro do Grupo de Pesquisas História das Práticas e Discursos Médicos, da Universidade Federal de Campina Grande.

Débora da Silva Sousa, Universidade Federal de Campina Grande

Graduando em História pela UFCG. Bolsista e pesquisadora do CNPq. Membro do Grupo de Pesquisas História das Práticas e Discursos Médicos, da Universidade Federal de Campina Grande.

José Maxuel Lourenço, Universidade Federal de Campina Grande

Graduando em História pela UFCG. Membro do Grupo de Pesquisas História das Práticas e Discursos Médicos, da Universidade Federal de Campina Grande

Referências

AGRA, Giscard F. A urbs doente medicada: a higiene na construção de Campina G (g) rande, 1877 a 1935. Campina Grande - PB, 2006.

BURITI, Iranilson. Palmatória da Saúde, Estetoscópio da Educação: leitura, circulação e recepção dos discursos médico-pedagógicos na Parahyba (1919-1945). Projeto de Pesquisa. CNPQ. 2010.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. Petrópolis: Ed. Vozes. 2001.

LARROSA, Jorge. Tecnologias do Eu e Educação. In: SILVA, Tomaz Tadeu da.(Org.) O sujeito da educação: estudos foucaultianos. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

NASCIMENTO, Dilene Raimundo do; CARVALHO, Diana Maul de (Orgs.). Uma História Brasileira das Doenças. Vol 1. Brasília: Paralelo 15, 2004.

REVEL, Jacques; PETER, Jean Pierre. O Corpo – o homem doente e sua história. In: LE GOFF, Jacques, NORA, Pierre. História: novos objetos. 4 ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1995.

REIS, José Carlos. História e Teoria: historicismo, modernidade, temporalidade e verdade. 2º Ed. Rio de Janeiro: FGV, 2006.

ROCHA, Heloísa Pimenta. Pedagogia da boa higiene: uma leitura do discurso médico-pedagógico nos anos 20. Disponível em: www.educacaoonline.pro.br . 2002.

STEPHANOU, Maria. Saúde pela educação. Escolarização e dedetização de saberes médicos na primeira metade do século XX. Disponível em: > . Acesso em 05 jul. 2010.

VAGO, Tarcísio Mauro. Amaciando os Bárbaros: ordem nos trabalhos escolares. In: VAGO, Tarcísio Mauro. Cultura Escolar, Cultivo dos Corpos. São Paulo: USF, 2002.

Downloads

Publicado

2012-04-25

Como Citar

Buriti Oliveira, I. ., Q. B. Freire, L. ., da Silva Sousa, D. ., & Maxuel Lourenço, J. . (2012). A ORDEM ANTES DO PROGRESSO: O DISCURSO MÉDICO – HIGIENISTA E A EDUCAÇÃO DOS CORPOS NO BRASIL DO INÍCIO DO SECULO XX . Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 9(1), 1–15. Recuperado de https://revistafenix.emnuvens.com.br/revistafenix/article/view/368