A CENSURA INQUISITORIAL E O TRÁFICO DE LIVROS E IDEIAS NO BRASIL COLONIAL

Autores

  • Eneida Beraldi Ribeiro Laboratório de Estudos sobre a Intolerância (LEI)

Palavras-chave:

Censura, Livros Proibidos, Index, Brasil Colônia, Inquisição

Resumo

A censura, tanto régia quanto inquisitorial, à circulação de livros, não foi suficiente para conter a ânsia por leitura dos colonos brasileiros. Apesar da ameaça concreta que a Inquisição representou, livros circulavam pela colônia em um número superior ao que até então se supunha. Escondidos nos navios, em meio às mercadorias destinadas ao comércio local, os livros cruzavam os mares e, ao chegar ao Brasil, eram objeto de disputa entre a população. O tráfico de livros e ideias possibilitaram uma consciência relativa das realidades política e religiosa impostas à colônia e representou o primeiro passo, mesmo que tímido, na construção de uma inteligência brasileira.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eneida Beraldi Ribeiro, Laboratório de Estudos sobre a Intolerância (LEI)

Doutora em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

Referências

ASSIS, Ângelo Adriano Faria de. Macabéias da Colônia: Criptojudaísmo feminino na Bahia. Séculos XVI-XVII. Tese (Doutorado em História). Universidade Federal Fluminense, Niterói. 2004.

BAIÃO, Antonio. A Censura Literária Inquisitorial. Estudos sobre a Inquisição Portuguesa. Academia das Sciências de Lisboa, Imprensa da Universidade de Coimbra, 1919.

CARNEIRO, Maria Luiza Tucci. Preconceito Racial em Portugal e Brasil Colônia. São Paulo. Ed Perspectiva, 2005.

CERVANTES, Miguel de. Dom Quixote. São Paulo, Abril Cultural, 1981.

DE IUSTITIA, Diálogos de Amor, de Leão Hebreu, 1597.

FERREIRA, Jerusa Pires; Samuel Usque e a Consolaçam. Língua e Literatura. Revista dos Departamentos de Letras da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. ano V, volume 5. 1976.

KAYSERLING, Meyer. História dos Judeus em Portugal. São Paulo, Editora Pioneira. 1971.

MARTINS, Wilson. História da Inteligência Brasileira. Vol I, (1550-1794). Paraná, Editora UEPG. 2010

MENDONÇA, Heitor Furtado de. Primeira Visitação do Santo Ofício às partes do Brasil. Denunciações de Pernambuco. São Paulo, Editor Paulo Prado, 1929.

MENDONÇA, Heitor Furtado de. Primeira Visitação do Santo Ofício às partes do Brasil. Denunciações da Bahia. São Paulo, Editor Paulo Prado, 1925.

MENDONÇA, Heitor Furtado de. Primeira Visitação do Santo Ofício às partes do Brasil. Confissões da Bahia. Rio de Janeiro. Ed. Sociedade Capistrano de Abreu., 1935.

MONTEMAYOR, Jorge de, Os sete Livros de Diana. Madrid. Espasa- Calpe, S.A, Prólogo.

MORAES, Rubens Borba de; Livros e Bibliotecas no Brasil Colonial. Rio de Janeiro. Biblioteca Universitária de Literatura Brasileira. Livros Técnicos e Científicos Editora S. A.

PEREIRA, Isaías da Rosa. Notas Históricas acerca de Índices de livros Proibidos e Bibliografia sobre a Inquisição. Destinado aos alunos da Faculdade de Letras de Lisboa (pro manuscripto). Lisboa, 1976.

REMÉDIOS, Mendes dos. História da Literatura Portuguesa. Lisboa, Lumem Empresa Internacional Editora, 1921.

REVAH, I. S., La Censure Inquisitoriale Portugaise au XVI Siècle. Etude accompagnée de la reproduction en fac-simile des Index. Lisboa, Instituto de Alta Cultura, Centro de Estudos de Psicologia e de História da Filosofia, anexo à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 1960.

RIBEIRO, Eneida Beraldi, Bento Teixeira, o poeta que teve “a prisão por recreação, a solidão por companhia e a tristeza por prazer”. Tese (Doutorado em História). Universidade de São Paulo. São Paulo, 2007.

RODRIGUES, Graça Almeida. Breve história da censura literária. Lisboa: Instituto de Cultura e Língua Portuguesa, 1980.

ROSENTHAL, Renata. Inimigos da Fé. Judeus, Conversos e Judaizantes na Península Ibérica. Século VII. Rio de Janeiro, Imprinta Express, 2008.

SARAIVA, Antônio José, História da Cultura em Portugal. v. 2, p. 651. Contra Reforma. In: Serrão, Joel, org. Dicionário de História de Portugal. Lisboa, Iniciativas Editoriais, 1963-71. v. 1.

SILVA, Silvia Cortez, O Rol dos Livros Defesos: a Censura a serviço da Igreja e do Estado. Revista Extralibris. Informação, Cultura e Tecnologia, 2007. Disponível em http://extralibris.org/revista/o-rol-dos-livros-defeso/ Acesso em 07/02/2011.

OUTRAS FONTES

Processo Inquisitorial 5206 contra Bento Teixeira. Lisboa, Instituto dos Arquivos Nacionais Torre do Tombo. IANTT.

Processo Inquisitorial 10423. Lisboa, Instituto dos Arquivos Nacionais Torre do Tombo. IANTT.

Processo Inquisitorial de Paula de Siqueira, Lisboa, Instituto dos Arquivos Nacionais Torre do Tombo. IANTT, gentilmente cedido pela Professora Anita Novinsky.

Processo Inquisitorial contra Bartholomeu Fragoso. Instituto Nacional da Torre do Tombo, Lisboa.

Downloads

Publicado

2012-04-25

Como Citar

Beraldi Ribeiro, E. . (2012). A CENSURA INQUISITORIAL E O TRÁFICO DE LIVROS E IDEIAS NO BRASIL COLONIAL. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 9(1), 1–16. Recuperado de https://revistafenix.emnuvens.com.br/revistafenix/article/view/367