A PRIMEIRA REPÚBLICA NA SALA DE AULA

APRENDENDO HISTÓRIA COM PROCESSOS CRIMINAIS

Autores

  • Denílson Botelho Universidade Federal do Piauí - UFPI

Palavras-chave:

Ensino de História, Fontes, Pesquisa, Primeira República, Trabalho

Resumo

Este artigo contém um relato reflexivo sobre o uso de fontes no ensino de História. Partindo do pressuposto de que uma das melhores formas de promover o aprendizado dessa disciplina consiste em compartilhar os instrumentos utilizados pelo historiador e os seus procedimentos metodológicos, abordamos o conceito de história como um conhecimento construído com base na pesquisa e no compromisso com a verossimilhança. Analisando um processo criminal sobre contravenções penais na Primeira República, fundamentamos o caráter polissêmico dessa disciplina e afastamos de uma vez por todas a pretensão positivista de conhecer a história verdadeira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denílson Botelho, Universidade Federal do Piauí - UFPI

 Licenciado e Bacharel em História pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Mestre e Doutor em História pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Professor Adjunto II do Curso de História da Universidade Federal do Piauí – UFPI. Membro Permanente do Programa de Pós-Graduação em História do Brasil da Universidade Federal do Piauí – PPGHB/UFPI. É autor do livro A pátria que quisera ter era um mito: o Rio de Janeiro e a militância literária de Lima Barreto. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal das Culturas, Departamento Geral de Documentação e Informação Cultural, Divisão de Editoração, 2002. (Coleção Biblioteca Carioca, v. 44 – 1º Lugar no Prêmio Carioca de Pesquisa 2001).

Referências

ALMEIDA, Anita Correia Lima de e GRIBERG, Keila. Detetives do passado. Disponível em: <http://www.historiaunirio.com.br/numem/detetivesdopassado/>. Acesso em: 28 set. 2011.

CHALHOUB, S. Trabalho, lar e botequim: o cotidiano dos trabalhadores no Rio de Janeiro da Belle Époque. São Paulo: Brasiliense, 1986.

FONSECA, Selva Guimarães. Didática e prática de ensino de história: experiências, reflexões e aprendizados. Campinas: Papirus, 2003.

GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989.

GINZBURG, Carlo. Apontar e citar: a verdade da história. Revista de História. Campinas: IFCH/UNICAMP, n. 2/3, p. 91-106, primavera 1991.

GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

GRINBERG, K., LAGÔA, A. M. M. e GRINBERG, L. Oficinas de história: projeto curricular de Ciências Sociais e de História. Belo Horizonte: Dimensão, 2000.

MATTOS, M. B. Vadios, jogadores, mendigos e bêbados na cidade do Rio de Janeiro do início do século. 1991. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Federal Fluminense. Niterói.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2008.

THOMPSON, E. P. A miséria da teoria; ou um planetário de erros: uma crítica ao pensamento de Althusser. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

OUTRAS FONTES

Manoel de Assumpção. Processo Crime n. 9087, m 1564 A, Cx. 13881, 1904. (Arquivo Nacional)

Processo Crime do Juízo da 13ª Pretoria, Rio de Janeiro, contra Manoel de Assumpção, em 1904, localizado no Arquivo Nacional, n. 9087, m. 1564A, Cx. 13881.

Downloads

Publicado

2012-04-25

Como Citar

Botelho, D. . (2012). A PRIMEIRA REPÚBLICA NA SALA DE AULA: APRENDENDO HISTÓRIA COM PROCESSOS CRIMINAIS. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 9(1), 1–15. Recuperado de https://revistafenix.emnuvens.com.br/revistafenix/article/view/366