A PRIMEIRA REPÚBLICA NA SALA DE AULA
APRENDENDO HISTÓRIA COM PROCESSOS CRIMINAIS
Palavras-chave:
Ensino de História, Fontes, Pesquisa, Primeira República, TrabalhoResumo
Este artigo contém um relato reflexivo sobre o uso de fontes no ensino de História. Partindo do pressuposto de que uma das melhores formas de promover o aprendizado dessa disciplina consiste em compartilhar os instrumentos utilizados pelo historiador e os seus procedimentos metodológicos, abordamos o conceito de história como um conhecimento construído com base na pesquisa e no compromisso com a verossimilhança. Analisando um processo criminal sobre contravenções penais na Primeira República, fundamentamos o caráter polissêmico dessa disciplina e afastamos de uma vez por todas a pretensão positivista de conhecer a história verdadeira.
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Referências
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OUTRAS FONTES
Manoel de Assumpção. Processo Crime n. 9087, m 1564 A, Cx. 13881, 1904. (Arquivo Nacional)
Processo Crime do Juízo da 13ª Pretoria, Rio de Janeiro, contra Manoel de Assumpção, em 1904, localizado no Arquivo Nacional, n. 9087, m. 1564A, Cx. 13881.
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