O HOMEM “À MARGEM DA HISTÓRIA” POR EUCLIDES DA CUNHA

Autores

  • Alexandre Pacheco Universidade Federal de Rondônia – UNIR
  • Adriana Conceição dos Santos da Silva Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Palavras-chave:

Seringueiro, Euclides da Cunha, identidade

Resumo

A leitura da obra À Margem da História desde sempre convidou-nos a pensar como Euclides da Cunha teria realizado a concepção de seu homem amazônico dentro de sua aventura em nossa grande planície brasileira, sobretudo em terras acreanas. Nessa direção, o estudo sobre a forma e o sentido da identidade do seringueiro, que passou a ser nosso objetivo, foi conduzido a partir da análise dos aspectos literários, científicos, políticos e estéticos que poderiam revelar quais seriam as similitudes coexistentes entre ele e outro tipo humano presente na obra de Euclides: o sertanejo. Dessa forma, pretendemos demonstrar neste trabalho que houve, por parte de Euclides da Cunha, um interesse em evidenciar o seringueiro amazônico, no início do século XX, como também em revelar um produto de seu encontro com o “deserto”, com o “distante”. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Pacheco , Universidade Federal de Rondônia – UNIR

Doutor em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista e Professor do Departamento de História da Universidade Federal de Rondônia.

Adriana Conceição dos Santos da Silva , Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Discente do curso de graduação em História da Universidade Federal de Rondônia e pesquisadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/UNIR/CNPq.

Referências

AGRÓ, Ettore Finazzi. Geografias da Memória: A Literatura Brasileira entre História e Genealogia. Anos 90: Revista do Programa de Pós Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, nº 12, p. 07-16, dez/1999.

CUNHA, Euclides da. À margem da história. São Paulo: Ed. Martin Claret, 2006.

CUNHA, Euclides da. Os sertões. Rio de Janeiro: Ed. Edições de Ouro, 1974.

TOCANTINS, Leandro. Euclides da Cunha e o paraíso perdido. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército Editora, 1992.

Downloads

Publicado

2012-04-25

Como Citar

Pacheco , A. ., & Conceição dos Santos da Silva , A. . (2012). O HOMEM “À MARGEM DA HISTÓRIA” POR EUCLIDES DA CUNHA. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 9(1), 1–13. Recuperado de https://revistafenix.emnuvens.com.br/revistafenix/article/view/362