A CONSTRUÇÃO DO EDIFÍCIO DA MEMÓRIA DA REVOLUÇÃO CUBANA

Autores

  • Carolina de Azevedo Müller Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

DOI:

https://doi.org/10.35355/0000064

Palavras-chave:

REVOLUÇÃO CUBANA, MEMÓRIA

Resumo

“Vá pra Cuba! Vá estudar História!”, assim que o Prof. Dr. Jaime de Almeida inicia seu Prefácio para a obra do historiador Giliard da Silva Prado, A construção da memória da Revolução Cubana: a legitimação do poder nas tribunas políticas e nos tribunais revolucionários. Tal comentário e o tema do trabalho de Prado são profundamente atuais no contexto político em que vivemos. Numa intensa e fixa polarização da esquerda e da direita políticas os brasileiros estão cada vez mais sujeitos a optarem por um desses parâmetros. Uma das funções da historiografia, nesse debate, é apresentar que necessitamos avaliar cuidadosamente os elementos históricos que estão a nossa frente, construindo nosso pensamento crítico. A Revolução Cubana é um caso emblemático nesse debate, primeiro por conta do que sugere o comentário de Almeida no início, muito utilizado pelos que se reconhecem à direita ao clamarem o imperativo a qualquer indivíduo identificado como de “esquerda”. Segundo, pelo fato de que alguns historiadores julgarem que não podemos olhar criticamente os feitos da Revolução e do regime socialista que se implementou posteriormente a 1961, defendendo a ferro e fogo o governo e fazendo vista grossa para seus erros e tensões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

MISKULIN, Sílvia Cezar. Os intelectuais cubanos e a política cultural da Revolução (1961-1975). São Paulo: Ed. Alameda, 2009.

______. Cultura ilhada: imprensa e Revolução Cubana (1959-1961). São Paulo: Xamã, 2003.

PRADO, Giliard da Silva. A construção da memória da Revolução Cubana: a legitimação do poder nas tribunas políticas e nos tribunais revolucionários. Curitiba: Appris, 2018. 300p.

VILLAÇA, Mariana Martins. Cinema Cubano: Revolução e Política Cultural. São Paulo: Alameda, 2010.

Downloads

Publicado

2020-08-14

Como Citar

Müller, . C. de A. . (2020). A CONSTRUÇÃO DO EDIFÍCIO DA MEMÓRIA DA REVOLUÇÃO CUBANA. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 17(1), 418–424. https://doi.org/10.35355/0000064