GENTE EM CENA

FRAGMENTOS E MEMÓRIAS DA DANÇA EM GOIÁS

Autores

  • Valéria Maria Chaves de Figueiredo Universidade Federal de Goiás – UFG

Palavras-chave:

Dança, Memória, Dança Popular Brasileira

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo apresentar a dança como arte da memória, memória contida nos corpos que dançam. Reconstruímos danças populares de Goiás quase que “esquecidas”, presentes apenas na memória de antigos moradores da região de Santa Cruz, cidade do Estado de Goiás. Tivemos como foco a perspectiva da história oral, priorizando a utilização de fontes orais, bem como, o registro de imagens. A inter-relação com a comunidade manifestou-se como condição fundamental para se apreender os modos, as histórias, os movimentos, as dramaturgias que marcaram estes cotidianos e sua arte. Estas danças resistiram na memória de antigos moradores e não encontramos quaisquer registro sistematizado, mas, continuam vivas na tradição da oralidade. Nossa intenção foi olhar para o corpo como um texto múltiplo e constituído de história e memória. É a presença de uma multiplicidade de diálogos e a dança como campo de conhecimento polissêmico. Nosso referencial teórico dialogou com diversos autores, entre eles Alessandro Portelli, Olga Von Simson, Walter Benjamin, entre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valéria Maria Chaves de Figueiredo, Universidade Federal de Goiás – UFG

Doutora em Educação pela UNICAMP.

Referências

AMADO, Janaína. A culpa nossa de cada dia: ética e história oral. Projeto História, São Paulo, vol. 15, p. 145-155, 1997.

AMADO, Janaína. O grande mentiroso: tradição, veracidade e imaginação em história oral. Projeto História, São Paulo, p. 125-136, 1995.

ANDRADE, Mário de. Danças Dramáticas do Brasil (tomo I,II,III). Belo Horizonte: Itatiaia, 1982.

BENJAMIN, Walter. Magia, Técnica, Arte e Política: Ensaios sobre Literatura e História da Cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BOUCIER, Paul. História da Dança no Ocidente. São Paulo: Martins Fontes, 1987.

CÂNDIDO, Antonio. Parceiros do Rio Bonito. São Paulo: Livraria duas cidades, 1975.

DUNCAN. Isadora. Minha Vida. Rio de Janeiro: José Olympio, 1986.

FARGUELL, Roger W. Muller. Figuras da Dança. Lisboa: Fundação Calouste Gulberkian, 2001.

GARAUDY, Roger. Dançar a Vida. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.

LABAN, Rudolf. O domínio do Movimento. São Paulo: Summus, 1978.

LACERDA, Regina. Folclore Brasileiro. Rio de Janeiro: Funarte, 1977.

OIDA, Yoshi. O Ator Invisível. São Paulo: Beca Produções Culturais, 2001.

PAIS, José Machado. Sonoridades Luso-Afro-Brasileiras. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais, 2004.

PINTO, Ivan Vilela. Do velho se faz o ovo. 1999. Dissertação. (Mestrado em Artes), Instituto de Artes – IA, Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, Campinas, 1999.

PORTELLI, Alessandro. Forma e significado na História Oral. A pesquisa como um experimento em igualdade. Revista do programa de estudos Pós-graduados em História e do departamento de História. PUC/SP. SP, n. 14, p.7-25. Fev/97.

RIBEIRO, Darcy. O Povo Brasileiro e o Sentido do Brasil. São Paulo: Cia. das Letras, 1995.

VON SIMSON, Olga R. M. Memória, Cultura e Poder na sociedade do esquecimento: o exemplo do centro de memória da Unicamp. In: FARIA FILHO, Luciano Mendes de. (Org.). Arquivos, Fontes e Novas Tecnologias, Questões para a História da Educação. Campinas/Bragança Paulista: Autores Associados/ Universo/ São Francisco, 2000.

Downloads

Publicado

2010-04-30

Como Citar

Chaves de Figueiredo, V. M. . (2010). GENTE EM CENA: FRAGMENTOS E MEMÓRIAS DA DANÇA EM GOIÁS. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 7(1), 1–13. Recuperado de https://revistafenix.emnuvens.com.br/revistafenix/article/view/248