SPOLIN E STANISLAVSKI

INTERSECÇÕES NO ENSINO E NA PRÁTICA DO TEATRO

Auteurs

  • Ana Paula Teixeira Universidade Federal de Uberlândia – UFU
  • Robson Corrêa de Camargo Universidade Federal de Goiás – UFG

Mots-clés :

Análise ativa, Jogos teatrais, Teatro improvisacional, Método das ações físicas

Résumé

Este artigo tem como objetivo perceber pontos de diálogo entre os jogos teatrais, na perspectiva de Viola Spolin, com as reflexões de Richard Courtney e Vygotsky e de outras práticas teatrais, especificamente as técnicas psico-físicas de Stanislavski. A pesquisa aconteceu no curso de graduação em Artes Cênicas na Universidade Federal de Goiás (2003-2007), envolvendo pesquisa prática e bibliográfica. Motivada pela necessidade de pensar a formação dos profissionais de teatro e pedagogos na realidade contemporânea, iniciou-se uma reflexão entre as práticas teatrais e a educação. Em seqüência, utilizou-se das postulações de Stanislavski para tratar aspectos da interpretação do ator no que diz respeito a formação do profissional e praticante desta arte. Posteriormente direcionou-se para a percepção de pontos de diálogo com a proposta dos jogos teatrais de Spolin, estudados na disciplina de mesmo nome (2005). Assim foi possível perceber como elementos do método de análise através das ações físicas, também conhecido como análise ativa, contribuem para a fundamentação dos jogos teatrais.

 

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Bibliographies de l'auteur

Ana Paula Teixeira, Universidade Federal de Uberlândia – UFU

Atriz e Professora de Teatro. Graduada em Artes Cênicas pela UFG. Atualmente cursando mestrado em História, na Universidade Federal de Uberlândia; é Orientadora Acadêmica do curso EAD de Artes Cênicas da UFG e professora da Secretaria da Educação do Estado de Goiás atuando no projeto Arte Educação da Fundação Jaime Câmara.

Robson Corrêa de Camargo, Universidade Federal de Goiás – UFG

Encenador e crítico teatral. Doutor em Artes Cênicas e professor da Universidade Federal de Goiás. Cópias gratuitas de alguns dos trabalhos de sua autoria podem ser acessados em http://ufg.academia.edu/RobsonCamargo.

Références

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Publiée

2010-04-30

Comment citer

Teixeira, A. P. ., & Corrêa de Camargo, R. . (2010). SPOLIN E STANISLAVSKI: INTERSECÇÕES NO ENSINO E NA PRÁTICA DO TEATRO. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 7(1), 1–20. Consulté à l’adresse https://revistafenix.emnuvens.com.br/revistafenix/article/view/233