Apresentação do dossiê: Atuação político-estética na ditadura e redemocratização

reflexões sobre a democracia no brasil contemporâneo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35355/revistafenix.v21iXXI.1649

Palavras-chave:

ditadura militar, democracia, ressistências, cultura

Resumo

O objetivo central deste dossiê é, por conseguinte, não apenas debater o período ditatorial (1964-1985), mas, sobretudo, jogar luz sobre os limites tanto do processo de redemocratização quanto da experiência democrática brasileira em períodos mais recentes.Este dossiê também investiga o legado de Oduvaldo Vianna Filho, prestando-lhe homenagem no cinquentenário de sua morte. Tendo sido uma das figuras centrais na cultura de oposição durante a ditadura militar, Vianna Filho deixou uma contribuição significativa para o teatro, para a televisão e para o cinema no Brasil. Com essa homenagem, pretende-se fomentar apreciações sobre essa tradição crítica, enriquecendo o debate acadêmico. Cada artigo, à sua maneira, aprofunda a compreensão da cultura de oposição, analisando suas múltiplas dimensões e refletindo sobre a complexidade da transição democrática e seus desafios. Com isso, oferecem novas perspectivas e um panorama abrangente e multifacetado de questões, estimulando uma reflexão mais produtiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosangela Patriota, Universidade Presbiteriana Mackenzie – UPM

Professora Assistente Doutora no Programa de Pós-Graduação em Educação, Artes e História da Cultura (PPGEAHC) da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professora Titular Aposentada da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). É Bolsista Produtividade nível 1C (CNPq).

Thaís Leão Vieira, Universidade Federal do Mato Grosso – UFMT

Possui graduação (2003), mestrado (2005) e doutorado (2011) em História pela Universidade Federal de Uberlândia. É professora do departamento de História e do programa de pós-graduação em História (PPGHIS) da Universidade Federal de Mato Grosso.

Miguel Rodrigues de Sousa Neto, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS

Doutor em História. É docente do Curso de Graduação em História e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais, ambos do Campus de Aquidauana da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. É Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais no mandato 2019-2021.

Ana Letícia Espolador, Rede Internacional de Pesquisa em História e Culturas no Mundo Contemporâneo (RIPHCC)

É doutora em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Referências

PATRIOTA, Rosangela. A crítica de um teatro crítico. São Paulo: Perspectiva, 2007.

PATRIOTA, Rosangela. Vianinha – um dramaturgo no coração de seu tempo. São Paulo: Hucitec, 1999.

PATRIOTA, Rosangela; PESAVENTO, Sandra Jatahy; RAMOS, Alcides Freire. (Org.). Imagens na História. 1ed. São Paulo: HUCITEC, 2008.

STEVEN, Levitsky; ZIBLATT, Daniel. Como as democracias morrem. Rio de Janeiro: Zahar, 2018.

VIEIRA, Thaís Leão. Vianinha no centro popular de cultura (CPC da UNE): Nacionalismo e Militância em Brasil - Versão Brasileira (1962). São Paulo: Edições Verona, 2013. E-book. ISBN: 9788567476018.

VIEIRA, Thaís. Allegro ma non troppo: ambiguidades do riso na dramaturgia de Oduvaldo Vianna Filho. São Paulo: Edições Verona, 2013. E-book. ISBN:9788567476025.

Downloads

Publicado

2025-03-09

Como Citar

PATRIOTA, R., VIEIRA, T. L., NETO, M. R. de S., & ESPOLADOR, A. L. (2025). Apresentação do dossiê: Atuação político-estética na ditadura e redemocratização: reflexões sobre a democracia no brasil contemporâneo. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 21(XXI), 5–9. https://doi.org/10.35355/revistafenix.v21iXXI.1649