Apresentação do dossiê

Cultura em direitos humanos e educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35355/revistafenix.v20i2.1453

Palavras-chave:

Direitos Humanos, Educação

Resumo

Direitos humanos e educação são promotores de uma convivência humana marcada pela justiça, solidariedade e respeito à diversidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Clemente de Souza Neto, Universidade Presbiteriana Mackenzie – UPM

Pós-Doutor e Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP; professor no PPG EAHC do Curso de Pedagogia da Universidade Presbiteriana Mackenzie; membro do Socius – UTL, do Instituto Catequético Secular São José e da Pastoral do Menor.

Celso Luiz Prudente, Universidade Federal do Mato Grosso – UFMT

Livre Docente e Doutor em Cultura pela FE/USP.  Professor Associado da UFMT. Ancora e Diretor do "QUILOMBO ACADEMIA", da Rádio USP/SP. Curador Mostra Internacional do Cinema Negro – MICINE. 

Fábio Santos de Andrade, Universidade Federal de Rondônia – UNIR

Professor Associado da Universidade Federal de Rondônia (UNIR); Lider do HUMANIZE - Grupo de Pesquisa sobre História, Educação Social e Vida Cotidiana; membro da coordenação da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos (REBEDH).

Referências

DUSSEL, Enrique. Política da libertação. Passo Fundo: IFIBE, 2014.

FANON, Frantz. Os Condenados da Terra. Civilização Brasileira: Rio de Janeiro, 1968.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1983

MÉSZÁROS, István. Filosofia, ideologia e ciência social. São Paulo: Ensaio, 1993.

MÉSZÁROS, István. O poder da ideologia. São Paulo: Ensaio, 1996.

MÉSZÁROS, István. Para além do capital. Campinas: Boitempo, 2002.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2000.

PRUDENTE, C. L. A imagem de afirmação positiva do ibero-ásio-afro-ameríndio na dimensão pedagógica do Cinema Negro. Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 47, p. e 237096, 2021. DOI: 10.1590/S1678-4634202147237096. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/193616. Acesso em: 15 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202147237096

SEN, Amartya. Desenvolvimento como Liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

SOUZA NETO, João Clemente de; SOARES, José Nildo Oliveira. “Caminhos e conquistas do direito à educação.” Revista Trama Interdisciplinar, São Paulo, v. 7, n. 3, p. 109-126, set./dez. 2016. Disponível em: https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/download/9769/6296. Acesso em: 16 dez. 2023.

Downloads

Publicado

2023-12-19

Como Citar

NETO Souza, J. C., PRUDENTE, C. L., & ANDRADE Santos, F. (2023). Apresentação do dossiê: Cultura em direitos humanos e educação. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 20(2), 4–13. https://doi.org/10.35355/revistafenix.v20i2.1453