Existências plurais
gênero e sexualidade na formação inicial de professores/as de História
DOI:
https://doi.org/10.35355/revistafenix.v20i2.1379Palavras-chave:
Formação de professores, gênero, sexualidade, Direitos HumanosResumo
Este artigo procura numa relação interseccional entre Direitos Humanos e Educação discutir a ausência de abordagens sobre gênero e sexualidade na educação traz impactos para os/as estudantes lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros/as (LGBT+). Esta pesquisa qualitativa, do tipo exploratória e descritiva, apoiada pela técnica de “análise de prosa” (ANDRÉ, 1983), foi realizada com acadêmicos/as do primeiro período do Curso de Licenciatura em História, na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Os referenciais teóricos de Louro (2014; 2021), Britzman (1996), Foucault (2021) e Miskolci (2014) colaboraram para compreender que esta ausência expõe esses/as estudantes a constantes violências e inviabilizam uma educação segura e plena. Dentre os resultados, observou-se a necessidade de formar professores/as que sejam apoios aos/às estudantes LGBT+, e criar espaços de visibilização positiva e de autoafirmações identitárias.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei nº 9.394, 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 06 ago. 2021.
ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Textos, contextos e significados: algumas questões na análise de dados qualitativos. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 45, p. 66-71, maio 1983.
BRITZMAN, Deborah P. O que é esta coisa chamada amor: identidade homossexual, educação e currículo. Educação & Realidade. Porto Alegre, V. 21, n. 1, p. 71-96, jan./jun. 1996. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/71644. Acesso em: 06 ago. 2021.
BONNEWITZ, Patrice. Primeiras lições sobre a sociologia de P. Bourdieu. Tradução de Lucy Magalhães. Petrópolis, RJ: Vozes, 20003.
BORRILLO, Daniel. Homofobia: história e crítica de um preconceito. Tradução de Guilherme João de Freitas Teixeira. 1. ed.; 3. reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.
CAETANO, Márcio. Os gestos do silêncio para esconder as diferenças. In. SOARES, Guiomar Freitas; SILVA, Méri Rosane Santos da; RIBEIRO, Paula Regina Costa (Org.). Corpo, gênero e sexualidade: problematizando práticas educativas e culturais. Rio Grande: Ed. da FURG, 2006. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/87483. Acesso em: 06 ago. 2021.
CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade 1: a vontade de saber. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. 11ª ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2021.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisas. 4. ed. 11. reimpr. São Paulo: Atlas, 2008.
JUNQUEIRA, Rogério Diniz. Homofobia nas escolas: um problema de todos. In. JUNQUEIRA, Rogério Diniz (Org.). Diversidade sexual na educação: problematizações sobre a homofobia nas escolas. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, UNESCO, 2009.
LOURO, Guacira Lopes. Educação e docência: diversidade, gênero e sexualidade. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores. Belo Horizonte, v. 3, n. 4, p. 62-70, jan./jun. 2011. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/31/30. Acesso em: 06 ago. 2021.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. 16. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
LOURO, Guacira Lopes. Um corpo estranho. 3. ed. rev. amp. 3. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.
LIMA, Fernando Sousa; NAKASHIMA, Rosária Helena Ruiz. Gênero, sexualidade e educação: discussões contemporâneas. Revista Formação Docente. Belo Horizonte, v. 12, n. 2, julho/dezembro, 2020. Disponível em:https://www.metodista.br/revistas-izabela/index.php/fdc/article/view/2155. Acesso em: 06 ago. 2021.
MISKOLCI, Richard. Sexualidade e orientação sexual. In: MISKOLCI, Richard (Org.). Marcas da diferença no ensino escola. São Carlos: EdUFSCar, 2014.
MOREIRA, Marco Antonio. A teoria da mediação de Vygotsky. In. MOREIRA, Marco Antonio. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Teorias do currículo: uma introdução crítica. Porto, Portugal: Porto Editora, 2000.
VILLAS, Alberto. Pequeno dicionário brasileiro da língua morta: palavras que sumiram do mapa. Rio de Janeiro: Editora Globo, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Fênix - Revista de História e Estudos Culturais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0). Em virtude de os artigos serem publicados nesta revista de acesso público, eles são de uso gratuito, com atribuições próprias, não-comerciais.