Existências plurais

gênero e sexualidade na formação inicial de professores/as de História

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35355/revistafenix.v20i2.1379

Palavras-chave:

Formação de professores, gênero, sexualidade, Direitos Humanos

Resumo

Este artigo procura numa relação interseccional entre Direitos Humanos e Educação discutir a ausência de abordagens sobre gênero e sexualidade na educação traz impactos para os/as estudantes lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros/as (LGBT+). Esta pesquisa qualitativa, do tipo exploratória e descritiva, apoiada pela técnica de “análise de prosa” (ANDRÉ, 1983), foi realizada com acadêmicos/as do primeiro período do Curso de Licenciatura em História, na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Os referenciais teóricos de Louro (2014; 2021), Britzman (1996), Foucault (2021) e Miskolci (2014) colaboraram para compreender que esta ausência expõe esses/as estudantes a constantes violências e inviabilizam uma educação segura e plena. Dentre os resultados, observou-se a necessidade de formar professores/as que sejam apoios aos/às estudantes LGBT+, e criar espaços de visibilização positiva e de autoafirmações identitárias.

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Biografia do Autor

Plábio Marcos Martins Desidério, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Doutorado em Comunicação pela Universidade de Brasília. Professor da Universidade Federal do Norte do Tocantins, lotado no Colegiado de História. Professor do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território. 

Rosária Helena Ruiz Nakashima, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Pedagoga.Doutora na área de Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares, pela Faculdade de Educação da USP. Professora Adjunta do Curso de Licenciatura de História da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território (UFT). 

Fernando Sousa Lima, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas - PPGFOPRED da Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Licenciado em História pela Universidade Federal do Tocantins - Campus de Araguaína (TO). Foi bolsista do Programa Institucional de Monitoria Indígena (PIMI) nas disciplinas de História do Brasil I (2018.2); Sociologia da Educação (2019.1) e Metodologia da Pesquisa em História (2019.2). Foi bolsista do Projeto de Extensão "Projeto Cinema e História: o cinema como leitura histórica e produção do conhecimento", em 2020. Interesses de pesquisa: Gênero e Sexualidade na Educação; Masculinidades; Formação de Professores; Ensino de História; Instrumentos didáticos; e História, Gênero e Sexualidade.

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Publicado

2023-12-19

Como Citar

DESIDÉRIO Martins, P. M., NAKASHIMA Ruiz , R. H., & LIMA Sousa , F. (2023). Existências plurais: gênero e sexualidade na formação inicial de professores/as de História. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 20(2), 117–147. https://doi.org/10.35355/revistafenix.v20i2.1379