A CONDIÇÃO PÓS-MODERNA DE JEAN-FRANÇOIS LYOTARD E SUAS CONSEQUÊNCIAS EPISTEMOLÓGICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35355/0000027

Palavras-chave:

Pós-Modernidade, Pensamento Social, Epistemologia, Jean-François Lyotard, História das Ideias

Resumo

A década de 1960 passou por profundas transformações políticas, econômicas e sociais que, dialética e consequentemente, reverberaram nas discussões acerca do estatuto do saber a partir de então. Neste contexto, a obra A Condição Pós-Moderna de Jean-François Lyotard foi a primeira a discutir à posição do saber nas sociedades mais desenvolvidas e à condição da cultura após as transformações na ciência, na arte e na literatura, que orientavam a produção, a distribuição e a legitimação do saber nas sociedades ocidentais. O objetivo deste trabalho, neste sentido, apresenta-se na releitura crítica e na investigação minuciosa, e em conjunto, desta obra. No entanto, uma investigação como a nossa, não poderia limitar-se a resenhar obras de forma fragmentada, por isso acrescento à essa obra outras desse mesmo autor, bem como de autores correlatos, para aprofundar a discussão. Espero, com isso, traçar uma linha interpretativa consistente do início da crítica pós-moderna ao estatuto do saber no ocidente para, em seguida, apresentar os problemas e limites desta crítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDERSON, Perry. As Origens da Pós-Modernidade. Trad. Artur Morão. Edições 70, Lisboa, 1998.

ARONOWITZ, Stanley. Pós-Modernismo e Política. Trad. Cristina Cavalcanti, in Pós-Modernismo e Política, Org. Heloisa Buarque de Hollanda, Rocco, Rio de Janeiro, 1992.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Trad. Plinio Dentzien. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

CONNOR, Steven. Cultura Pós-Moderna: Introdução às Teorias do Contemporâneo. Trad. Adail Sobral e Maria Gonçalves. 6ª ed. São Paulo, Edições Loyola, 2012.

EAGLETON, Terry. As Ilusões do Pós-Modernismo. Trad. Elisabeth Barbosa. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1998.

HARVEY, David. Condição Pós-Moderna. Trad. Adail Sobral e Maria Gonçalves. 25ª ed., São Paulo, Edições Loyola, 2014.

HUYSSEN, Andres. Mapeando o Pós-Moderno. Trad. Carlos Moreno, in Pós-Modernismo e Política, Org. Heloisa Buarque de Hollanda, Rocco, Rio de Janeiro, 1992.

JAMESON, Frederic. Pós-Modernismo: A Lógica Cultural do Capitalismo Tardio. Trad. Maria Elisa Cevaso, 2ª ed. São Paulo, Ática, 2006.

LACLAU, Ernest. A Política e os Limites da Modernidade. Trad. Carlos Morenos, in Pós-Modernismo e Política, Org. Heloisa Buarque de Hollanda, Rocco, Rio de Janeiro, 1992.

LYOTARD, Jean François. A Condição Pós-Moderna. Trad. Ricardo Corrêa Barbosa. 16ª ed. José Olympio Editora, Rio de Janeiro, 2015.

LYOTARD. Jean François. La PosModernidad Explicada a los Niños. Trad. Enrique Lynch. 1ªed. Barcelona, Editorial Gedisa, 1987. 1987.

TEIXEIRA, Evilázio. Aventura Pós-moderna e sua Sombra. 1ªed. São Paulo, Paulus, 2005.

Downloads

Publicado

2020-08-19

Como Citar

Damião, A. P. . (2020). A CONDIÇÃO PÓS-MODERNA DE JEAN-FRANÇOIS LYOTARD E SUAS CONSEQUÊNCIAS EPISTEMOLÓGICAS. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 16(2), 100–117. https://doi.org/10.35355/0000027