Dor e prazer

destruição e suspensão do mundo no filme A freira e a tortura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35355/revistafenix.v20i2.1288

Palavras-chave:

Ditadura Militar, política, cinema brasileiro, gênero

Resumo

Este artigo faz uma análise do filme A freira e a tortura (1983), considerando-o como uma fonte histórica cujo lançamento e interdição nos últimos anos da ditadura militar brasileira revelam a interação entre a política e a moral neste período. O estudo se atém à representação das imagens que testemunham a tortura como a inversão das instituições do corpo, do Estado, de dispositivos domésticos, gênero e sexualidade em agentes da dor sob a insígnia do poder.

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Biografia do Autor

Roberto Abib, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

Doutorando e mestre em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ). É servidor concursado no cargo de Técnico em Comunicação Social (Jornalismo) do Ministério da Saúde. 

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Filmografia
A FREIRA e a tortura. Direção: Ozualdo R. Candeias. São Paulo: Dacar Produções Cinematográficas, 1983. 89 min.

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Publicado

2023-12-19

Como Citar

ABIB, R. (2023). Dor e prazer: destruição e suspensão do mundo no filme A freira e a tortura. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 20(2), 618–644. https://doi.org/10.35355/revistafenix.v20i2.1288