O que o portal Nova Escola ensina sobre jogos digitais?

uma reflexão crítica na perspectiva dos estudos culturais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35355/revistafenix.v20i2.1267

Palavras-chave:

Pedagogias Culturais, Discurso, Nova Escola, Estudos Culturais

Resumo

Neste artigo, apresentamos os resultados de uma pesquisa de doutorado sobre os discursos relativos aos jogos eletrônicos que circulam em portais educacionais voltados especificamente aos professores, sob o viés teórico dos Estudos Culturais na Educação, por um lado, e no campo da Análise do Discurso Crítico, por outro. O principal objetivo das análises é verificar como esses discursos atuam como pedagogias culturais. Foram analisadas 29 reportagens publicadas no website Nova Escola entre 2012 - 2020.

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Biografia do Autor

Augusto Russini, Universidade Luterana do Brasil - ULBRA

Doutor em Educação (ULBRA), Mestre em Ensino de Humanidades e Linguagens (UFN), graduação em História (UFN), Processos Gerenciais (UNICESUMAR) e Administração (UNIFCV). Pós- doutorando em Educação (ULBRA). Docente na Fundação Bradesco Gravataí - RS. 

Edgar Roberto Kirchof, Universidade Luterana do Brasil – ULBRA

Possui graduação em Letras (Português/Alemão) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1995), graduação em Teologia pela Escola Superior de Teologia (1998), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1997) e doutorado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001), tendo realizado um Pós-Doutorado em Estética e Biossemiótica na Universidade de Kassel, Alemanha (2005). É bolsista produtividade pelo CNPq, membro do CA de Ciências Humanas e Sociais da FAPERGS e editor da Revista Textura. Atualmente é professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil, atuando, como docente e pesquisador, no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) e como docente no Curso de Letras. Seus principais temas de pesquisa são as relações entre a Literatura, a Cultura Digital e a questão das Diferenças, com foco na Literatura infanto-juvenil. Atua nas seguintes áreas: Teoria da Literatura, Semiótica, Estudos Culturais e Educação.

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Publicado

2023-12-19

Como Citar

RUSSINI, A., & KIRCHOF, E. R. (2023). O que o portal Nova Escola ensina sobre jogos digitais? : uma reflexão crítica na perspectiva dos estudos culturais. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 20(2), 371–398. https://doi.org/10.35355/revistafenix.v20i2.1267