O “Mar das Tormentas” sob a perspectiva dos Estudos Culturais
uma leitura de A Ilha Dos Navios Perdidos, de Joaquim Namorado, e de canto dos Torna-Viagem, de José Mário Branco
DOI:
https://doi.org/10.35355/revistafenix.v20i2.1219Palavras-chave:
Estudos culturais, Teoria pós-colonial, Teoria crítica da raça, Análise comparativaResumo
O presente artigo tem o objetivo de propor uma análise do poema A ilha dos navios perdidos, de Joaquim Namorado, e da canção Canto dos torna-viagem, de José Mario Branco, na perspectiva da teoria pós-colonial e da teoria crítica da raça. Através de contextualização histórica e revisão bibliográfica, apresentarei as principais teorias que contribuem para o entendimento da questão colonial no que diz respeito à identidade dos sujeitos envolvidos, durante e após este processo, as quais servirão de base à análise das obras artísticas destacadas.
Downloads
Referências
BEBIANO, Rui. Sobre a história como poética. FLUC: Coimbra, 2000. Disponível em http://www1.ci.uc.pt/pessoal/rbebiano/docs/estudos/hpoetica.pdf. Acesso em 08 dez. 2021.
BRANCO, José Mario. Canto dos torna-viagem. Arquivo José Mario Branco, Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, UNL, 2004. Disponível em https://arquivojosemariobranco.fcsh.unl.pt/content/canto-dos-torna-viagem. Acesso em 08 dez. 2021.
FANON, Frantz. Peles Negras, Máscaras Brancas. Porto: Paisagem, 1975.
HALL, Stuart. Cultural Identity and Diaspora. In: Rutherford, J. (ed.). Identity: Community, Culture, Difference. London: Lawrence & Wishart, 1990.
HALL, Stuart. A Identidade Cultural na Pós-Modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
MBEMBE, Achille. Crítica da Razão Negra. Lisboa: Antígona, 2014.
NAMORADO, Joaquim. A ilha dos navios perdidos [1941]. In: Lusografias: retalhos de língua portuguesa, Portugal, 23 nov. 2016. Disponível em: https://lusografias.wordpress.com/2016/11/23/joaquim-namorado-a-ilha-dos-navios-perdidos/. Acesso em: 13 abr. 2022.
RIBEIRO, António Sousa. Pensamento pós-colonial. In: Janus, Anuário de Relações Exteriores, 2010.
SAID, Edward. Orientalism. London: Penguin, 1977.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Fênix - Revista de História e Estudos Culturais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0). Em virtude de os artigos serem publicados nesta revista de acesso público, eles são de uso gratuito, com atribuições próprias, não-comerciais.